Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.
O número de reclamações contra operadoras de
telecomunicações encaminhados à Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) em junho de 2019 caíram 17,2% em relação a maio. De acordo com
os dados divulgados hoje (12) pela agência, em junho foram recebidas
218.356 reclamações nos canais de atendimento.
Todos
os principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel
apresentaram redução em junho de 2019. A telefonia fixa, com 44.686
reclamações, registrou queda de 22,1%. Em seguida foi a telefonia móvel
pós-paga, com 76.340 reclamações, diminuição de 17,6%.
A
TV por assinatura registrou 26.548 queixas, redução de 15,3%. Na banda
larga fixa houve 41.867 reclamações, uma queda de 15,1%. A telefonia
móvel pré-paga registrou 27.823 denúncias, redução de 12,4% menos em
relação a maio.
Entre as operadoras, a TIM foi o
maior alvo das reclamações dos consumidores na telefonia móvel
pós-paga, com 40,2% das queixas e também na telefonia móvel pré-paga,
registrando 48,7% do total das reclamações para esse serviço em junho.
Na
TV por assinatura, a Claro aparece com o maior número de reclamações,
com 46,6% das queixas. Na telefonia fixa a líder em reclamações foi a
Oi, com 48,4%, enquanto que na banda larga fixa foi a Vivo, com 27,4%.
"Os
principais motivos das reclamações registradas na Anatel contra
prestadoras de telecomunicações foram erros de cobrança: foram 51,1% das
queixas na TV paga, 45,5% na telefonia móvel pós-paga e 41,8% na
telefonia fixa. Na banda larga fixa, o principal motivo das reclamações
foi 'qualidade, funcionamento e reparo', 33,7% do total, e na telefonia
móvel pré-paga foram queixas relativas a crédito, 31%", informou a
agência.
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