Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SECRETÁRIO DE SAÚDE DEBATE DOENÇAS ENDÊMICAS COM GESTORES.


O secretário estadual de Saúde, André Longo, participou, na tarde de hoje, da mesa de discussão sobre os desafios na prevenção e combate às doenças endêmicas na presença de prefeitos e gestores municipais. 

O debate fez parte da programação do Seminário dos Municípios Pernambucanos, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Centro de Convenções, em Olinda. Também fizeram parte da mesa o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), Orlando Jorge; a assessora da Secretaria de Saúde de Palmares, Sylmara Karina Leite; além do economista e ex-prefeito de Bonito, Laércio Queiroz, que fez a mediação do debate.
André Longo defendeu o engajamento dos entes públicos para sensibilização da sociedade no enfrentamento às arboviroses. "Pernambuco registra nesse ano um aumento de mais de 100% nos casos de arboviroses. Mesmo em alerta, a situação é melhor do que o cenário do Brasil, que observa um aumento médio de 500% nas demais unidades da Federação. Mas isso não é um dado a se comemorar e, por isso, o Governo do Estado vem trabalhando intensamente para conter os casos. O combate às arboviroses deve ser um trabalho integrado da Saúde em todas suas frentes, com diversos outros entes governamentais e da sociedade civil. Neste ano, cerca de R$ 8 milhões estão sendo investidos pelo Governo Paulo Câmara para o trabalho relacionado ao Aedes aegypti, o dobro do valor de 2018", destacou o gestor estadual.
O secretário de Saúde de Pernambuco também mostrou as estratégias inovadoras que o Governo de Pernambuco vem utilizando para combater os focos do mosquito. No final de junho, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou a entrega, para alunos de toda a rede estadual de ensino, de uma edição especial da revista da Turma da Mônica intitulada “Um pequeno grande vilão”, produzida em parceria com a editora Maurício de Souza. O material traz, de forma lúdica e de fácil compreensão, para crianças e jovens, informações sobre como identificar sintomas das arboviroses e, principalmente, como evitar o nascimento e a proliferação do mosquito. 
"Com o gibi da Turma da Mônica, queremos mobilizar os nossos estudantes para que eles também atuem nas suas casas e nos seus bairros como atores essenciais nesse trabalho de prevenção e controle do Aedes. Os jovens podem e devem ser vozes indispensáveis para propagar as informações para a comunidade, principalmente, neste momento no qual estamos identificando um aumento de casos dessas doenças”, destaca André Longo.
Além dos gibis, o Governo do Estado tem trabalhado no aplicativo e-visit@PE. Agentes de endemias de municípios pernambucanos responsáveis pelas visitas domiciliares para detecção, tratamento e eliminação dos focos do Aedes Aegypti já começaram a utilizar a nova ferramenta, que permite o envio das informações das visitas em tempo real, agilizando e otimizando a consolidação dos dados e a tomada de decisões pelos gestores municipais e estadual.
Para a realização deste trabalho, a Secretaria Estadual de Saúde cedeu smartphones com acesso à internet para mais de 250 agentes de 25 municípios pernambucanos pertencentes a 3 Gerências Regionais de Saúde. São 6 cidades da IV Geres (Pesqueira, Sanharó, Alagoinha, Ibirajuba, Poção e Jurema), as 7 da VII Geres (Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante) e as 12 da X Geres (Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama). A expectativa é que, até o final do ano, todos os municípios pernambucanos estejam usando o aplicativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.