Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

A REDENÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. POR ARTHUR CUNHA.


O início da nova Legislatura no Congresso Nacional é, também, um momento mais do que oportuno para reacendemos o debate sobre a instalação da Zona Franca do Semiárido, a Proposta de Emenda à Constituição 19/2011, de autoria do deputado paraibano Wilson Filho e relatoria do pernambucano Gonzaga Patriota. A zona de livre comércio, nos moldes da de Manaus, será a redenção do povo nordestino. Vai melhorar a qualidade de vida do sertanejo, ainda hoje muito prejudicado pela falta de apoio do Poder Público e pelas altas taxas tributárias, além da dificuldade de acesso ao crédito. 

Embaixador da Zona Franca do Semiárido, o empreendedor social Antonio Souza explica as vantagens. “Essa intervenção se converte em uma saída para o trabalhador da zona rural. Entre os seus principais benefícios estão as oportunidades de emprego a serem geradas. O projeto já passou por várias etapas, e, agora, está esperando a pauta para votação na Câmara. Ao todo, mais de 90 municípios devem ser beneficiados com a criação da Zona Franca do Semiárido, que contará com 31.416 quilômetros quadrados, área 737 vezes maior que a de Manaus”, argumentou.

Antonio Souza também atentou para o incremento na geração de empregos e incentivos fiscais para as empresas da região, o que estimulará as práticas comerciais nacionais e internacionais sem a existência de tarifas alfandegárias. “A estruturação se dá com a implantação de empresas, mas, primeiro, com o incentivo e apoio às organizações já existentes; não somente às empresas, bem como aos serviços das indústrias, comércio e agricultura”, destacou.

O empreendedor social detalhou ainda outras vantagens da PEC, a exemplo da questão tributária com investimentos em infraestrutura e apoio logístico para melhorar a malha viária e as ferrovias. “Nossos aeroportos regionais vão funcionar para facilitar o escoamento da produção. Vamos trazer desenvolvimento para o nosso Sertão e para Pernambuco como um todo. É imprescindível a chegada de políticas de desenvolvimento econômico e social que transformem a vida do sertanejo para melhor, garantindo milhões de novos empregos e desenvolvimento regional. Esse é um sonho que se tornará realidade quando essa iniciativa sair do papel”, concluiu Antonio Souza.

Fantasmas de Carpina - Em Carpina, o clima eleitoral já está pegando fogo. O ex-prefeito Joaquim Lapa utilizou suas redes sociais para denunciar o atual gestor da cidade, Manuel Botafogo. Segundo Lapa, Botafogo desviava dinheiro do seu gabinete quando era deputado estadual por meio de seis funcionários fantasmas. Por outro lado, a conversa em Carpina era que o próprio Lapa foi uma espécie de fantasma na gestão de Carlinhos do Moinho: era nomeado secretário de Administração só no papel porque na prática não exercia a função. Ui.






Nepotismo em Bom Jardim - Mais denúncias chegam todos os dias ao WhatsApp Cidadão da coluna, o (81) 99198-0838, de prefeitos que nomeiam filhos e parentes em cargos de destaque nas suas administrações. Um leitor atento informou que o prefeito de Bom Jardim, João Lira, nomeou o filho Edgar Lira, que não teria formação alguma, para a Secretaria de Infraestrutura. A sobrinha do gestor, Elizângela Moura, já fica responsável pela chave do cofre, a Secretaria de Finanças.

Alô, Ministério Público! - A lista em Bom Jardim segue ainda com o cunhado do prefeito João Lira, Edvan Barros, secretário de Governo; além de sobrinhas em direções e coordenações de escolas. E o pior, segundo o leitor: familiares na folha de pagamento do município que sequer trabalham. Alô, Ministério Público! Vereadores de oposição e populares já fizeram denúncias ao órgão. O MP tem recomendado aos prefeitos que exonerem seus parentes.






A Grande Família - A piada é que Bom Jardim é a versão pernambucana da Grande Família. O prefeito não faz reunião de secretariado, faz encontro familiar. Imagina se um parente eleitor do PT começa a brigar com outro, que votou em Bolsonaro. E teve amigo secreto no final do ano? As redes sociais do município estão repletas de críticas. Com a palavra, o senhor prefeito! Lembrando que, infelizmente, o STF permite esse tipo de prática. Mas, nem tudo que é legal, é moral e ético.

Curtas - 

SUPERFATURAMENTO - Um eventual excesso de preço em contratos da Prefeitura de Tracunhaém e a empresa Malta Locadoras de Veículos motivou a Segunda Câmara do TCE a expedir uma Medida Cautelar suspendendo as transações. Foram relatados pagamentos de despesas não comprovadas no valor de R$ 389.700,00 com a utilização de veículos entre os meses de junho e dezembro de 2017.

É CRISE - A cada semana são reveladas novas relações e movimentações suspeitas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro. O filho do presidente se afunda cada vez mais lama, e, apesar das tentativas do Planalto, vai comprometendo também o novo governo. A crise virou das grandes.

DIVERGENTE - Adotando um tom moderado de discurso, diametralmente oposto ao presidente Bolsonaro, o General Mourão está marcando terreno e mostrando que não será um vice decorativo. Até aí tudo bem. O problema é ele começar a gostar de ser protagonista. A história recente do país está aí para nos alertar.

Perguntar não ofende: As igrejas no Brasil deveriam pagar imposto em decorrência da quantidade de dinheiro que movimentam?

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a