Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

XP/IPESPE: HADDAD SE APROXIMA DE BOLSONARO


Sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) mantém a liderança na pesquisa do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) contratada pela XP Investimentos. O presidenciável do PSL oscila entre 21% e 23% em dois cenários simulados pelo levantamento.

A diferença na abordagem está na forma de apresentação do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, provável substituto de Lula nas eleições caso o líder petista seja impedido e concorrer. Quando o nome de Haddad é citado sozinho, ele saiu de 3% para 7% em relação ao levantamento anterior. Apesar do crescimento, ele segue atrás de Ciro Gomes (8%), Geraldo Alckmin (9%) e Marina Silva (11%).

Já quando Haddad é apresentado como “apoiado por Lula”, ele chega a 15% das intenções de voto e assume a vice-liderança. Neste cenário, Marina e Alckmin estão empatados com 9% e Ciro Gomes soma 7% da preferência do eleitor. Nas duas abordagens com o nome do ex-prefeito de São Paulo, “ninguém/branco/nulo” representam 24% das opiniões dos entrevistados.

No cenário que considera Lula como candidato do PT, o ex-presidente lidera com 31%. Bolsonaro vem em seguida com 20% e a quantidade de pessoas que responderam “ninguém/branco/nulo” cai para 13%. Na concorrência com o ex-presidente, Alckmin tem 9%, Marina 8% e Ciro Gomes, 7%.

A pesquisa ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02075/2018.

Cenário 1 – com Lula

Lula (PT) – 31%

Jair Bolsonaro (PSL) – 20%

Geraldo Alckmin (PSDB) – 9%

Marina Silva (Rede) – 8%

Ciro Gomes (PDT) – 7%

Alvaro Dias (Podemos) – 5%

João Amoêdo (Novo) – 1%

Henrique Meirelles (MDB) – 1%

Cabo Daciolo (Patriota) – 1%

Vera Lúcia (PSTU) – 1%

João Goulart Filho (PPL) – 0%

José Maria Eymael (DC) – 0%

Guilherme Boulos (Psol) – 0%

Ninguém/brancos/nulos – 13%

Não sabe – 3%

Não respondeu – 0%

Cenário 2 – com Haddad

Jair Bolsonaro (PSL) – 23%

Marina Silva (Rede) – 11%

Geraldo Alckmin (PSDB) – 9%

Ciro Gomes (PDT) – 8%

Fernando Haddad (PT) – 7%

Alvaro Dias (Podemos) – 5%

Henrique Meirelles (MDB) – 2%

João Amoêdo (Novo) – 1%

Cabo Daciolo (Patriota) – 1%

Guilherme Boulos (Psol) – 1%

Vera Lúcia (PSTU) – 1%

João Goulart Filho (PPL) – 0%

José Maria Eymael (DC) – 0%

Ninguém/brancos/nulos – 24%

Não sabe – 6%

Não respondeu – 1%

Cenário 3 – com Haddad apoiado por Lula

Jair Bolsonaro (PSL) – 21%

Fernando Haddad apoiado por Lula (PT) – 15%

Geraldo Alckmin (PSDB) – 9%

Marina Silva (Rede) – 9%

Ciro Gomes (PDT) – 7%

Alvaro Dias (Podemos) – 6%

Henrique Meirelles (MDB) – 2%

João Amoêdo (Novo) – 1%

Vera Lúcia (PSTU) – 1%

Cabo Daciolo (Patriota) – 1%

Guilherme Boulos (Psol) – 1%

João Goulart Filho (PPL) – 0%

José Maria Eymael (DC) – 0%

Ninguém/brancos/nulos – 24%

Não sabe – 3%

Não respondeu – 1%

Informações Veja Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...