Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ESTUDO CONSTATA PRESENÇA DE VÍRUS DA ZIKA POR 17 MESES EM CRIANÇA

O vírus da zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Pixabay/Divulgação)



Infecção prolongada é inédita, segundo médico e pesquisador colaborador da Fiocruz Carlos Brito. Criança é pernambucana e ainda apresenta problemas de saúde.

Um estudo realizado em Pernambuco apresenta o caso de uma criança com microcefalia que possui a presença do vírus da zika no organismo por um tempo recorde de um ano e cinco meses. Segundo Carlos Brito, médico e pesquisador colaborador da Fiocruz, essa situação de infecção prolongada é inédita e preocupa os pesquisadores.

O estado foi um dos que mais registrou casos da síndrome na época. A criança do estudo, de 1 ano e cinco meses, nasceu com microcefalia com caso confirmado de zika. Ela passava por tratamento neurológico à nível ambulatorial para conter os sintomas da doença, com a neurologista infantil Adélia Henriques.

A neurologista conta que, apesar de a criança ter microcefalia clínica identificada por zika, ela não possuía a coleta de identificação do vírus. O caso é acompanhado por uma equipe médica de Pernambuco.

"Quando a paciente chegou pra mim, ainda não havia realizado a coleta, que geralmente é feita assim que o caso de zika é notificado. Eu então solicitei que, mesmo tardiamente, aos seis meses de idade, fosse feita. Para nossa surpresa, deu positivo", conta a médica, que pediu repetição do exame.

"Em um novo teste, realizado recentemente, aos 17 meses, constatamos que a presença do vírus permanece no organismo da criança", explica Adélia Henriques.

De acordo com o médico e pesquisador colaborador da Fiocruz Carlos Brito, a possibilidade de que a criança tenha sido infectada mais de uma vez ao longo desse período foi descartada. "A gente identificou que é o mesmo vírus através do RNA, comparamos a sequência genética e é a mesma", afirma.

Preocupações
Para os pesquisadoras, as dúvidas sobre as consequências da permanência do vírus no organismo ainda são muitas, uma vez que o caso é inédito na literatura. O pesquisador Carlos Brito, no entanto, acredita que esse fator pode estar relacionado à dificuldade de melhora no quadro clínico da paciente.


"Ela tinha muitas convulsões e, apesar do tratamento, não estava evoluindo bem. Isso acontece com muitas crianças, mas é possível que a presença do vírus seja o fator que impede essa resposta clínica", explica o médico.

Além da possibilidade de agravar os sintomas de crianças com microcefalia, o caso também preocupa os pesquisadores por aspectos relacionados à contaminação da população.

"Uma pessoa que tem um vírus no organismo pode servir de reservatório da doença. O mosquito pica ela, é infectado e depois espalha a doença para a população. Mas não sabemos se isso é possível com o zika, nem se a carga viral é suficiente para contaminar outros. Ainda não podemos afirmar nada", diz o médico.

Estudos em adultos

De acordo com Brito, estão sendo realizados outros estudos sobre a persistência do vírus também em organismos de adultos. Ele acredita que, assim como o vírus no organismo da criança pode ter deixado os sintomas mais severos, a permanência do vírus em adultos possa estar relacionada ao surgimento de doenças graves, como a Síndrome de Guillain-Barré.
"Em adultos, o vírus persistente no organismo pode estar relacionado a outras doenças confirmadas que surgem da zika, como a Síndrome de Guillain-Barré, encefalite e neurite óptica”, afirma. "Ainda não tem nada certo, mas é um fato que realmente preocupa. Ainda é preciso muito estudo. Cada vez mais temos surpresas ruins com esse vírus", afirma.

Informações G1 PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...