Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ESTUDO CONSTATA PRESENÇA DE VÍRUS DA ZIKA POR 17 MESES EM CRIANÇA

O vírus da zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Pixabay/Divulgação)



Infecção prolongada é inédita, segundo médico e pesquisador colaborador da Fiocruz Carlos Brito. Criança é pernambucana e ainda apresenta problemas de saúde.

Um estudo realizado em Pernambuco apresenta o caso de uma criança com microcefalia que possui a presença do vírus da zika no organismo por um tempo recorde de um ano e cinco meses. Segundo Carlos Brito, médico e pesquisador colaborador da Fiocruz, essa situação de infecção prolongada é inédita e preocupa os pesquisadores.

O estado foi um dos que mais registrou casos da síndrome na época. A criança do estudo, de 1 ano e cinco meses, nasceu com microcefalia com caso confirmado de zika. Ela passava por tratamento neurológico à nível ambulatorial para conter os sintomas da doença, com a neurologista infantil Adélia Henriques.

A neurologista conta que, apesar de a criança ter microcefalia clínica identificada por zika, ela não possuía a coleta de identificação do vírus. O caso é acompanhado por uma equipe médica de Pernambuco.

"Quando a paciente chegou pra mim, ainda não havia realizado a coleta, que geralmente é feita assim que o caso de zika é notificado. Eu então solicitei que, mesmo tardiamente, aos seis meses de idade, fosse feita. Para nossa surpresa, deu positivo", conta a médica, que pediu repetição do exame.

"Em um novo teste, realizado recentemente, aos 17 meses, constatamos que a presença do vírus permanece no organismo da criança", explica Adélia Henriques.

De acordo com o médico e pesquisador colaborador da Fiocruz Carlos Brito, a possibilidade de que a criança tenha sido infectada mais de uma vez ao longo desse período foi descartada. "A gente identificou que é o mesmo vírus através do RNA, comparamos a sequência genética e é a mesma", afirma.

Preocupações
Para os pesquisadoras, as dúvidas sobre as consequências da permanência do vírus no organismo ainda são muitas, uma vez que o caso é inédito na literatura. O pesquisador Carlos Brito, no entanto, acredita que esse fator pode estar relacionado à dificuldade de melhora no quadro clínico da paciente.


"Ela tinha muitas convulsões e, apesar do tratamento, não estava evoluindo bem. Isso acontece com muitas crianças, mas é possível que a presença do vírus seja o fator que impede essa resposta clínica", explica o médico.

Além da possibilidade de agravar os sintomas de crianças com microcefalia, o caso também preocupa os pesquisadores por aspectos relacionados à contaminação da população.

"Uma pessoa que tem um vírus no organismo pode servir de reservatório da doença. O mosquito pica ela, é infectado e depois espalha a doença para a população. Mas não sabemos se isso é possível com o zika, nem se a carga viral é suficiente para contaminar outros. Ainda não podemos afirmar nada", diz o médico.

Estudos em adultos

De acordo com Brito, estão sendo realizados outros estudos sobre a persistência do vírus também em organismos de adultos. Ele acredita que, assim como o vírus no organismo da criança pode ter deixado os sintomas mais severos, a permanência do vírus em adultos possa estar relacionada ao surgimento de doenças graves, como a Síndrome de Guillain-Barré.
"Em adultos, o vírus persistente no organismo pode estar relacionado a outras doenças confirmadas que surgem da zika, como a Síndrome de Guillain-Barré, encefalite e neurite óptica”, afirma. "Ainda não tem nada certo, mas é um fato que realmente preocupa. Ainda é preciso muito estudo. Cada vez mais temos surpresas ruins com esse vírus", afirma.

Informações G1 PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...