Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ESTUDO CONSTATA PRESENÇA DE VÍRUS DA ZIKA POR 17 MESES EM CRIANÇA

O vírus da zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Pixabay/Divulgação)



Infecção prolongada é inédita, segundo médico e pesquisador colaborador da Fiocruz Carlos Brito. Criança é pernambucana e ainda apresenta problemas de saúde.

Um estudo realizado em Pernambuco apresenta o caso de uma criança com microcefalia que possui a presença do vírus da zika no organismo por um tempo recorde de um ano e cinco meses. Segundo Carlos Brito, médico e pesquisador colaborador da Fiocruz, essa situação de infecção prolongada é inédita e preocupa os pesquisadores.

O estado foi um dos que mais registrou casos da síndrome na época. A criança do estudo, de 1 ano e cinco meses, nasceu com microcefalia com caso confirmado de zika. Ela passava por tratamento neurológico à nível ambulatorial para conter os sintomas da doença, com a neurologista infantil Adélia Henriques.

A neurologista conta que, apesar de a criança ter microcefalia clínica identificada por zika, ela não possuía a coleta de identificação do vírus. O caso é acompanhado por uma equipe médica de Pernambuco.

"Quando a paciente chegou pra mim, ainda não havia realizado a coleta, que geralmente é feita assim que o caso de zika é notificado. Eu então solicitei que, mesmo tardiamente, aos seis meses de idade, fosse feita. Para nossa surpresa, deu positivo", conta a médica, que pediu repetição do exame.

"Em um novo teste, realizado recentemente, aos 17 meses, constatamos que a presença do vírus permanece no organismo da criança", explica Adélia Henriques.

De acordo com o médico e pesquisador colaborador da Fiocruz Carlos Brito, a possibilidade de que a criança tenha sido infectada mais de uma vez ao longo desse período foi descartada. "A gente identificou que é o mesmo vírus através do RNA, comparamos a sequência genética e é a mesma", afirma.

Preocupações
Para os pesquisadoras, as dúvidas sobre as consequências da permanência do vírus no organismo ainda são muitas, uma vez que o caso é inédito na literatura. O pesquisador Carlos Brito, no entanto, acredita que esse fator pode estar relacionado à dificuldade de melhora no quadro clínico da paciente.


"Ela tinha muitas convulsões e, apesar do tratamento, não estava evoluindo bem. Isso acontece com muitas crianças, mas é possível que a presença do vírus seja o fator que impede essa resposta clínica", explica o médico.

Além da possibilidade de agravar os sintomas de crianças com microcefalia, o caso também preocupa os pesquisadores por aspectos relacionados à contaminação da população.

"Uma pessoa que tem um vírus no organismo pode servir de reservatório da doença. O mosquito pica ela, é infectado e depois espalha a doença para a população. Mas não sabemos se isso é possível com o zika, nem se a carga viral é suficiente para contaminar outros. Ainda não podemos afirmar nada", diz o médico.

Estudos em adultos

De acordo com Brito, estão sendo realizados outros estudos sobre a persistência do vírus também em organismos de adultos. Ele acredita que, assim como o vírus no organismo da criança pode ter deixado os sintomas mais severos, a permanência do vírus em adultos possa estar relacionada ao surgimento de doenças graves, como a Síndrome de Guillain-Barré.
"Em adultos, o vírus persistente no organismo pode estar relacionado a outras doenças confirmadas que surgem da zika, como a Síndrome de Guillain-Barré, encefalite e neurite óptica”, afirma. "Ainda não tem nada certo, mas é um fato que realmente preocupa. Ainda é preciso muito estudo. Cada vez mais temos surpresas ruins com esse vírus", afirma.

Informações G1 PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...