Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MINISTROS FAZEM NOVAS REUNIÕES NO PLANALTO


O gabinete de ministros que monitora a greve dos caminhoneiros voltou a se reunir, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto. Segundo o Portal G1, a prioridade do governo federal é normalizar o abastecimento de combustíveis, alimentos e medicamentos no país.

O presidente Michel Temer não acompanhou a reunião da manhã desta terça. Ele viajou para São Paulo, onde participou da abertura de um fórum de investimentos. A previsão é que Temer retorne à tarde para Brasília.

De acordo com a assessoria do Planalto, nove ministros participaram da reunião, entre os quais: Eliseu Padilha (Casa Civil), Raul Jungmann (Segurança Pública), Sergio Etchegoyen (Segurança Institucional) e Joaquim Silva e Luna (Defesa).

O grupo de ministros tem se reunido duas vezes por dia para avaliar os reflexos da paralisação dos caminhoneiros. Entre as reivindicações dos grevistas está a redução no preço do óleo diesel. No domingo (27), o governo anunciou diminuição de R$ 0,46 no preço do litro do combustível. Desde esse dia, entidades que representam os caminhoneiros disseram que a greve terminaria, mas alguns grupos permanecem parados nas estradas.

A greve afetou o funcionamento de hospitais, reduziu a circulação de ônibus, provocou filas em postos de combustíveis e supermercados, paralisou indústrias, prejudicou a movimentação de cargas em portos e levou ao cancelamento de voos em diferentes aeroportos do país.

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Amaral, afirmou que o abastecimento de combustíveis apresentou melhoras, mas a situação deve levar ao menos uma semana voltar ao normal.

O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), que participa das reuniões do gabinete, afirmou que as negociações com as lideranças dos caminhoneiros foram encerradas. A expectativa é de que a greve tenha fim e o transporte de cargas seja retomado.

Padilha também declarou que o setor de inteligência do governo identificou a presença de “infiltrados” com interesses políticos no movimento dos caminhoneiros.

O presidente da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, afirmou que há “intervencionistas” nas manifestações, que impedem os caminhoneiros de voltar ao trabalho. Os "intervencionistas", segundo ele, "querem derrubar o governo".

Além de negociar acordos com representantes da categoria, Temer acionou as Forças Armadas para desobstruir rodovias. Em outra ação, a Polícia Federal abriu 48 inquéritos em 25 estados para apurar a suspeita de locaute na greve.

A prática consiste em patrões impedirem os trabalhadores de exercer a atividade, o que é proibido. Com a abertura dos inquéritos, a PF começou a ouvir representantes de associações que representam caminhoneiros e empresários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...