Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PE TERÁ CREAS EM TODOS OS MUNICÍPIOS ATÉ O FINAL DE MAIO


Dentro de trinta dias, todos os municípios de Pernambuco terão Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) instalados e em funcionamento. Para a universalização do serviço, faltam a implantação de CREAS em apenas 13 municípios.
Os espaços são montados pelas prefeituras, em parceria com os governos Estadual e Federal (cofinanciamento). “As condições técnicas e financeiras foram disponibilizadas. Os recursos foram repassados às prefeituras. Agora, falta apenas decisão política dos prefeitos”, afirma a gestora da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Lioniza Santos.
Os CREAS são equipamentos da rede de serviços da Assistência Social, com o objetivo de atender, acolher e assistir todos os cidadãos vítimas de violação de direitos. Funcionam com um advogado, um assistente social, um psicólogo e um técnico de nível médio. No local a população também pode buscar orientação jurídica, encaminhamentos para serviços da assistência e apoio para o acesso à documentação pessoal.
A universalização da oferta dos CREAS Municipal, explica Lioniza Santos, ocorreu a partir do Plano de Regionalização dos Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social, para municípios com populações abaixo de 20 mil habitantes e que ainda não tinham implantado esse equipamento.
Em 2016, Pernambuco tinha 130 CREAS Municipais, distribuídos em 124 municípios. De acordo com o Plano de Regionalização, foram pactuados CREAS para 59 municípios e o Distrito de Fernando de Noronha, para a oferta do PAEFI, que visa garantir a universalização do acesso da população aos serviços especializados do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Dos municípios que realizaram a pactuação, 55 formalizaram o termo de aceite até o final de 2017. Destes, 42 já estão com os equipamentos implantados e registrados no CadSUAS. Os outros 13 municípios deverão implantar os seus CREAS até o dia 31 maio.
“É um serviço muito importante para os municípios e as equipes da SEASS estão à disposição para contribuir na estruturação dos serviços da assistência”, diz Lioniza, ressaltando que já foram pagas todas as parcelas dos recursos do cofinanciamento. “O dinheiro está nas contas das prefeituras”, garante.
No dia 04 de maio, a equipe da SEASS fará a formação das equipes contratadas para atuar nos CREAS dos municípios de Afrânio (Sertão do São Francisco) e Santa Filomena (Sertão do Araripe), com previsão de inauguração até o final do mês.
Este ano, foram inaugurados quatro CREAS: dos município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú; Barra de Guabiraba e Cachoeirinha, no Agreste Central; e Salgadinho, no Agreste Setentrional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...