Por iniciativa do deputado Waldemar Borges, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inaugurou nesta quarta-feira (25), às 10h, a exposição fotográfica organizada pelo Instituto Arthur Vinicius (IAV), que pretende lançar luz e estimular o debate em torno de um problema de saúde grave, pouco conhecido, apesar da alta incidência, e que pode ser prevenido: a mielomeningocele (espinha bífida aberta), má formação congênita do sistema nervoso causada pela carência de ácido fólico (vitamina B9) e que atinge anualmente três mil crianças que nascem no Brasil. A mielomeningocele é considerada a segunda causa de deficiência motora infantil no mundo.
A exposição será instalada no Dia Mundial de Luta contra a Espinha Bífida e ficará aberta à visitação até o dia 10 de novembro, no hall do primeiro andar do Edifício Miguel Arraes (prédio do novo plenário). As fotos que compõem a mostra também fazem parte do calendário 2018 do Instituto Arthur Vinicius, instituição sem fins lucrativos que desde 2005 apoia familiares e crianças portadoras de mielomeningocele de todo Estado.
As 12 crianças fotografadas, na faixa etária dos três aos 14 anos, são atendidas pelo IAV e foram escolhidas a partir de votação na página da entidade no Facebook. As fotos foram voluntariamente produzidas pelos fotógrafos Augusto Galdino e Dani Vieira. “Essa porta aberta pela Assembleia Legislativa é uma grande oportunidade para discutirmos a prevenção, única forma de enfrentarmos a mielomeningocele”, assegura Fabíola Maciel, presidente do instituto que leva o nome do seu filho, também portador da má formação.
Ácido fólico – A prevenção passa pelo acesso à informação; da importância do consumo do ácido fólico e de medidas que incentivem a suplementação pelo menos três meses antes da gestação. Isso porque a má formação (defeito de fechamento ósseo posterior da coluna vertebral) ocorre no primeiro mês de gestação quando muitas mulheres sequer imaginam estarem grávidas. A esse quadro, soma-se o fato de que 52% das brasileiras não planejam a gravidez, segundo a pesquisa Nascer no Brasil realizada pela Fundação Oswaldo Cruz.
A vitamina B9 é encontrada em legumes, sobretudo de folhas verdes escuras, cereais integrais, grãos, vísceras, frutas, ovos, entre outros alimentos. No Brasil, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatório a fortificação de farinhas de trigo e milho com ácido fólico e ferro, mas a incidência do problema indica que a questão precisa ser amplamente discutida por todos os setores da sociedade.
Ida Comber
Comentários
Postar um comentário