Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Exposição fotográfica alerta sobre a mielomeningocele.



Por iniciativa do deputado Waldemar Borges, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inaugurou nesta quarta-feira (25), às 10h, a exposição fotográfica organizada pelo Instituto Arthur Vinicius (IAV), que pretende lançar luz e estimular o debate em torno de um problema de saúde grave, pouco conhecido, apesar da alta incidência, e que pode ser prevenido: a mielomeningocele (espinha bífida aberta), má formação congênita do sistema nervoso causada pela carência de ácido fólico (vitamina B9) e que atinge anualmente três mil crianças que nascem no Brasil. A mielomeningocele é considerada a segunda causa de deficiência motora infantil no mundo.

A exposição será instalada no Dia Mundial de Luta contra a Espinha Bífida e ficará aberta à visitação até o dia 10 de novembro, no hall do primeiro andar do Edifício Miguel Arraes (prédio do novo plenário). As fotos que compõem a mostra também fazem parte do calendário 2018 do Instituto Arthur Vinicius, instituição sem fins lucrativos que desde 2005 apoia familiares e crianças portadoras de mielomeningocele de todo Estado.

As 12 crianças fotografadas, na faixa etária dos três aos 14 anos, são atendidas pelo IAV e foram escolhidas a partir de votação na página da entidade no Facebook. As fotos foram voluntariamente produzidas pelos fotógrafos Augusto Galdino e Dani Vieira. “Essa porta aberta pela Assembleia Legislativa é uma grande oportunidade para discutirmos a prevenção, única forma de enfrentarmos a mielomeningocele”, assegura Fabíola Maciel, presidente do instituto que leva o nome do seu filho, também portador da má formação.

Ácido fólico – A prevenção passa pelo acesso à informação; da importância do consumo do ácido fólico e de medidas que incentivem a suplementação pelo menos três meses antes da gestação. Isso porque a má formação (defeito de fechamento ósseo posterior da coluna vertebral) ocorre no primeiro mês de gestação quando muitas mulheres sequer imaginam estarem grávidas. A esse quadro, soma-se o fato de que 52% das brasileiras não planejam a gravidez, segundo a pesquisa Nascer no Brasil realizada pela Fundação Oswaldo Cruz.

A vitamina B9 é encontrada em legumes, sobretudo de folhas verdes escuras, cereais integrais, grãos, vísceras, frutas, ovos, entre outros alimentos. No Brasil, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatório a fortificação de farinhas de trigo e milho com ácido fólico e ferro, mas a incidência do problema indica que a questão precisa ser amplamente discutida por todos os setores da sociedade.

Ida Comber

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193