Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Fim do horário de verão pode influenciar no treino

Acabou o horário de verão. Os relógios foram atrasados em uma hora nesta madrugada. Para muitos, a mudança deverá afetar a rotina nos próximos dias. E isso inclui diretamente as pessoas que mantêm uma frequência de treinamento físico. Especialistas consultados pelo Portal da Band explicam que a adaptação do corpo ao novo horário deve levar aproximadamente uma semana. Idosos e crianças são os que mais devem sofrer neste processo. 
“É bem provável que as pessoas que treinam sintam um pouco de dificuldade nos primeiros dias também. Talvez quem frequente as academias de manhã não sinta tanto, pois teoricamente acordará mais disposto. Quem for no começo da noite, após o trabalho, deve estar um pouco mais cansado”, explica Carla Góes, médica-cirurgiã, integrante das Sociedades Brasileiras de Nutrologia e Laser e autora do livro Beleza Sustentável.

Melhor horário: O recuo do relógio deve favorecer quem despertar mais cedo. “Existem estudos, nenhum conclusivo, que comparam o ser humano com outros animais na questão da relação entre produção de hormônio e a luminosidade. Efetivamente, quem acordar agora vai estar num período de claridade maior, então estamos voltando para o melhor horário biológico. Em até uma semana o corpo deve se acostumar”, explica Tércio Rocha, endocrinologista com 25 anos de experiência em emagrecimento e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Regenerativa.

Faixa etária que mais sentirá: Idosos e crianças são os que mais devem sofrer na adaptação ao novo horário, como explica Rocha. “O que mais dificulta os adultos é a adequação da rotina ao novo horário. Já essa adaptação é mais difícil para crianças e idosos. As pessoas com mais de 60 anos têm um horário de sono um pouco mais complicado, além de ter de tomar cuidado com o horário dos remédios. Os mais jovens geralmente podem fazer birra para querer dormir. Então, para essas duas classes, esse processo costuma ser um pouco mais complicado e pode impactar em irritabilidade.”

Questão do sono: Carla destaca o processo do sono, que pode influenciar no rendimento nas academias de ginástica. “As pessoas têm muito problema para dormir, as clínicas vivem cheias. Vai ser um estilo diferente de adaptação. Para alguns, com o sol nascendo mais cedo ao levantar. Já quem é mais noturno vai sentir a noite chegar mais cedo. É fundamental equilibrar o sono, a alimentação e a hidratação neste período.”

Café? Rocha explica que uma boa dica para as pessoas é evitar tomar muita cafeína no período da tarde, até que o sono esteja enquadrado ao novo horário. “Quanto menos café ou chá você tomar, melhor dormirá e terá o dia seguinte mais produtivo. Isso também impacta na produção hormonal.”

Comidas leves e funcionamento do intestino: Outra dica para quem deseja se adaptar ao novo horário é evitar o consumo de comidas pesadas depois das 18 horas, como explica Carla. “Pode comer mais frutas, salada, beber bastante água. Fruta como o melão, que é pouco calórica e não pesa. Eu particularmente gosto de sugerir um kit, composto por duas castanhas, duas nozes, cinco amêndoas e cinco uvas passas. Se quiser pode acrescentar dez sementes de girassol. Isso também ajudará o intestino no processo de adaptação.”

Hidratação: Os dois especialistas destacam a questão da hidratação no processo de adaptação ao horário de verão. Rocha sugere ainda a água de coco para quem tem atividades físicas intensas. Já Carla menciona água com gás e limão para quem deseja combater a poluição. “Se a pessoa não gosta de água pura, pode tomar com gás e limão, pois é rica em sais minerais.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...