Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CONGRESSO MARIANO DIOCESANO, ACONTECE EM GRAVATÁ NESTE FIM DE SEMANA.



De 17 a 19 de fevereiro a cidade recebe o maior evento mariano da região

A cidade de Gravatá, no Agreste, sedia o maior evento da região, dedicado a Nossa Senhora: Congresso Mariano Diocesano, de 17 a 19 de fevereiro, no Instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas). A Diocese de Caruaru sensível aos apelos da Igreja no Brasil promove o evento que reúne representações de todas as forças eclesiais para celebrar, refletir, estudar e se formar sobre temas marianos mais atuais, além de discernir modos de vivenciar o Ano Mariano. Na programação, encontro das imagens de Nossa Senhora vindas de Fátima em Portugal, e de Aparecida em São Paulo, procissão luminosa para o Alto do Cruzeiro, consagração da Diocese, palestras, oficinas, pregações e shows. As inscrições acontecem até amanhã, (15), na secretaria da Paróquia de Sant’Ana em Gravatá e na Cúria Diocesana em Caruaru.

Da sexta ao domingo, o evento é aberto ao público. Apenas a manhã e tarde do sábado (18) será restrita aos congressistas inscritos.

O Congresso contará com a presença de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru e presidente do evento, que coordenará os trabalhos. Os assessores principais serão os padres João Carlos de Almeida (padre Joãozinho SCJ), autor de livros e CDs sobre temas marianos e Fábio José de Farias Leite SDB, mestre em Teologia pelo Instituto Marianum em Roma. Além desses, vários especialistas nas mais diferentes áreas e vindos de diversos lugares ajudarão na reflexão e enriquecerão os momentos de estudo.

A Igreja do Brasil proclamou 2017 como Ano Mariano Nacional. A iniciativa celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (1717) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima (1917). O caminho da reflexão já foi dado por Maria no Evangelho de João: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), expressão que é o coração do evento. O Congresso, num clima de fé e de oração, procura então descobrir como traduzir em atos práticos a indicação da Mãe de Jesus.

A iniciativa conta também com momentos públicos de devoção mariana (caminhadas, procissões, ofício, missa e celebrações) quando o Povo de Deus se unirá aos congressistas para celebrar as alegrias da “Serva do Senhor” (Lc 1,38).

O Congresso é um momento rico, oportunidade única de viver o tempo da graça do Ano Mariano e a colocar-se em caminho “apressadamente para a região montanhosa” (Lc 1,39) das periferias existenciais do nosso mundo levando aos corações humanos a alegria do Evangelho de Jesus.

Confira a programação completa:

CONGRESSO MARIANO DIOCESANO – FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER

17/02 – sexta-feira:

18h00: Saída das caminhadas simultâneas saindo da Igreja Matriz das Graças com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e da Comunidade Canção Nova com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

19h00: Encontro das procissões na Praça Rodolfo de Morais no centro de Gravatá, saudação de Dom Bernardino Marchiò, bispo diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano, acolhida aos congressistas e caminhada em direção à Quadra do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas).

19h30: Celebração de Abertura presidida por Dom Bernardino Marchió, Bispo Diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano

20h00: Palestras de abertura:
“O que significa Ano Mariano Nacional?”: Pe. Joãozinho, SCJ
“Quais os objetivos de um Congresso Mariano?” – Pe. Fábio José de Farias Leite

21h00: Apresentações Culturais


18/02 – sábado:

08h00: Acolhida – Credenciamento

09h00: Santa Missa

10h00:  Palestras:
“Lumen Gentium – Cap. VIII – Maria no mistério de Cristo e da Igreja” (Pe. Fábio José de Farias Leite)
“Aparecida – A mensagem para o Brasil a partir das reflexões do Papa à CNBB na JMJ (Pe. Joãozinho, SCJ)

14h00: Palestra: Propostas para a Ação evangelizadora no Ano Mariano (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva, coordenador diocesano de pastoral)

14h45: Distribuição dos congressistas pelas oficinas

15h00-17h00: Oficinas Temáticas:

Maria na Liturgia – com o Pe. Adriano Davi Curvelo de Souza
Maria nas Escrituras – com o Pe. José Bartolomeu Félix de Lima
Maria e a Devoção Popular – com o Pe. Sivonaldo Pedro de Oliveira
Os Papas e Maria – com o Pe. Emerson Mozart da Silva
Maria e o diálogo ecumênico – com o Pe. Everaldo Fernandes da Silva
Espiritualidade Mariana e o papel da mulher na Igreja – com Zezé da Comunidade Manaim
Maria nos Documentos da Igreja – com o Frei Luiz Vieira da Silva OFM Cap.
Aparições Marianas – com o Pe. Luiz Antônio da Silva Filho
As mensagens de Fátima – com o Pe. Janailton Alves da Silva
Maria numa Igreja em saída: Pastorais Sociais – com o Pe. Luiz Eduardo da S. Feitosa


19h00: Caminhada Luminosa em direção ao Cruzeiro com meditação do Terço – Consagração da Diocese à Nossa Senhora – Festa do Povo com a animação do Pe. Joãozinho SCJ.


19/02 – domingo – Encontrão Mariano

08h00: Oração Mariana – Ofício de Nossa Senhora (com explicação inicial) - Acolhida

09h00: Palestras:

“Os Dogmas Marianos” (Pe. Joãozinho, SCJ)
“As devoções marianas e os desvios da espiritualidade mariana” (Pe. Fábio José de Farias Leite )
“Síntese das Propostas para o Ano Mariano na Diocese” (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva)

12h00: Missa de Encerramento presidida pelo bispo de Caruaru e presidente do Congresso Mariano e concelebrada pelo clero da Diocese de Caruaru.


Mais informações:



Serviço:
Congresso Mariano Diocesano
De 17 a 19 de fevereiro
Instituto Nossa Senhora de Lourdes – Rua Dr. Regis Velho, Cruzeiro
Gravatá - PE
Evento aberto ao público sexta e sábado (noite) e Encontrão no domingo pela manhã
Inscrições: R$ 40,00 (apenas para as oficinas e atividades no sábado pela manhã e tarde)







 

Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana
Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556
facebook.com/santana.gravata
instagram: @santana.gravata
www.santana.diocesedecaruaru.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.