Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Volta de Eike foi negociada com força-tarefa para evitar extradição

A volta do empresário Eike Batista ao Brasil foi negociada com a Polícia Federal. Segundo informações do jornal O Globo, investigadores que estão à frente da apuração, realizada pelo núcleo da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, afirmam que Eike assumiu o compromisso de voltar ao Rio junto às autoridades brasileiras. Ele viajou na última terça-feira (24) e foi alvo de uma operação na quinta-feira (26), acusado de pagar R$ 16,5 milhões em propinas no exterior ao ex-governador fluminense, Sérgio Cabral. Como não foi encontrado em casa, foi considerado foragido.
A PF decidiu então que se o empresário não cumprisse o acordo, seria pedida imediatamente a prisão dele, por meio do do Departamento de Recuperação de Ativos Financeiros (DRCI), órgão do Ministério da Justiça. Apesar de ter sido incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, Eike não foi preso de imediato, porque os Estados Unidos exigem que a agência internacional ou o governo do país interessado na prisão faça um pedido específico ao ministério público local, além do deferimento de um juiz.

Segundo O Globo, a PF deliberadamente não deu este passo, de forma que Eike se entregasse após negociação, o que ocorrerá nesta segunda-feira (30). As autoridades brasileiras avaliam a negociação como vantajosa, já que o processo de extradição ou deportação são longos, podendo demorar meses. Na sexta (27), o advogado de Eike, Fernando Martins, reuniu-se com integrantes da força-tarefa. De acordo com um dos participantes da reunião, o grupo sustentou que não havia nada que pudesse ser feito e que o empresário deveria se entregar, diante do mandado de prisão preventiva em aberto. Apesar de ter viajado antes da operação, os agentes só souberam que ele tinha deixado o Brasil após a tentativa de prendê-lo em sua residência, no Jardim Botânico, zona sul do Rio. Após prestar depoimento à PF, Eike deverá ir ao Instituto Médico-Legal (IML), para realizar exames de praxe. Ainda não há uma definição sobre o local onde o empresário deve ficar custodiado, mas a hipótese mais provável é que ele vá para o Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte. A unidade recebe presos provisórios envolvidos em crimes federais e abriga presos com o mesmo perfil de Eike: detidos provisoriamente, sem ligações com facções do crime organizado e sem ensino superior. O empresário confimou em entrevista a O Globo que não concluiu a graduação. Como não há um critério definido por lei, a Seap pode encaminhar Eike à Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, destinada a presos com ensino superior, onde estão detidos Cabral e outros integrantes do esquema de corrupção investigado. Lá há 154 vagas e 92 detentos. (BN)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...