Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MÁRIO CAVALCANTI ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL À FUNCIONÁRIOS DO ABATEDOURO PÚBLICO MUNICIPAL DE GRAVATÁ.




Antes da intervenção, local não possuía licença sanitária para funcionamento e 
os funcionários trabalhavam sem nenhum tipo de proteção


Localizado no sítio Baraúnas na Estrada do Ladrilho, zona rural de Gravatá, no Agreste, o Abatedouro Público Municipal já foi motivo de muita preocupação e problemas judiciais para o município, tendo inclusive sido interditado por algum tempo na gestão passada. Mas essa realidade mudou. Com a intervenção Estadual na cidade, o Abatedouro recebeu os cuidados necessários, adquiriu licença sanitária para funcionamento e passou a trabalhar dentro da legalidade, obedecendo as exigências dos órgãos fiscalizadores. E para fechar a gestão com maestria, o interventor Mário Cavalcanti esteve na manhã desta quarta-feira (28),no local, para entregar equipamentos de proteção individual a todos os funcionários.


Fardamento completo com calça em brim e camisa polo, botas e luvas especiais, e capacetes, compõem o kit de EPIs, garantindo melhores condições de trabalho e segurança aos profissionais.  


Administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, o Abatedouro Municipal atua com 38 funcionários, entre veterinários, magarefes, agentes de limpeza, e demais profissionais. Semanalmente são abatidos com acompanhamento dos veterinários, em média de 90 bovinos, 120 caprinos e 30 suínos. Gravatá também atende a demanda dos municípios vizinhos Pombos e Chã Grande, cumprindo todas as exigências.

        
Todo o procedimento de abate é rápido, prezando pela higiene, segurança no trabalho e, principalmente, minimizando o sofrimento dos animais. Para isso, a Prefeitura possui uma pistola de atordoamento e outras ferramentas. As paredes em azulejo e os equipamentos de manuseio em aço inox facilitam o trabalho dos profissionais.


O gestor Mário Cavalcanti fez uma avaliação de todas as ações que a gestão realizou no abatedouro. "Aqui não possuía um refeitório decente, banheiros adequados para os profissionais, licença de funcionamento, tudo era de forma irregular. Hoje temos uma ambiente propício para o trabalho e viemos entregar os EPIs para que todos tenham condições de trabalho dignas como merecem", disse o coronel.


O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, Laurinaldo Félix, reforçou a importância dos EPIs. "São profissionais que trabalham diretamente com sangue, facas e peso dos animais, tudo requer cuidados especiais e equipamentos que ofereçam segurança para todos. Com os EPIs eles passarão a ter essa proteção adequada com tranquilidade. Ao mesmo tempo estamos prezando pela higiene e qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor ", destacou.





Fotos - Ednaldo Lourenço

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...