Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MARACATU RURAL ÁGUIA FORMOSA PROMOVE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.



Maracatu Rural Águia Formosa promove sambada e oficinas como forma de preservação do patrimônio cultural
Com incentivo do Funcultura, ações gratuitas em Tracunhaém fazem parte do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses
Maracatu Rural Águia Formosa, de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, segue com as atividades para o público do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses. Em novembro, a iniciativa realiza quatro ações: Sambada de Maracatu e as Oficinas de Confecção de adereços de Maracatu; Rima, Métrica e Improviso; e Iniciação musical ao terno de Maracatu. A Sambada de Maracatu acontecerá neste sábado (05/11), às 21h, na Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém (em frente ao Hamburgão). Sob o comando do Mestre Maciel Salú, o Águia Formosa recebe o Maracatu Leão Mimoso, que será guiado pelo Mestre Carlos Antônio. Para abrir a noite, o Mestre Edmilson vai comandar a Ciranda Estrela nesta edição do encontro. 
Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses tem como propostas ofertar gratuitamente atividades de interesse social voltados à preservação do patrimônio cultural pernambucano, fortalecer sua atuação como célula e fortalecer os vínculos comunitários, além de promover um ambiente de intercâmbio entre a educação formal e os Mestres Griôs. 
Já a Sambada de Maracatu no terreiro do Águia Formosa tem como proposta integrar a comunidade e demais interessados apresentando a disputa entre duas nações. Durante a brincadeira, os mestres entoam suas rimas numa disputa que não tem hora para acabar. 
As oficinas terão a coordenação geral do Mestre Maciel Salú e têm como propostas promover o contato entre aspirantes a mestre de Maracatu Rural com os veteranos para a aprendizagem da metrificação e da improvisação presentes na construção das loas, passando pela produção de adereços e indumentárias típicas e pela musicalidade das sambadas e das apresentações artísticas. 
Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Governo do Estado de Pernambuco. Todas as atividades da iniciativa são realizadas pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú.
Oficinas

Confecção de adereços de Maracatu
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre o Maracatu Rural e sua relação com a região da Zona da Mata Norte, com a experiência de quem produz e comercializa as indumentárias típicas desse brinquedo da cultura popular. Na metodologia, está prevista o ensino das etapas de produção, acabamento e disponibilização dos materiais para a utilização dentro das atividades do Maracatu Rural Águia Formosa de Tracunhaém. A atividade será ministrada pelos integrantes do Maracatu Rural Águia Formosa Alexsandro Vitorino Maria Vitorino.
Data: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de novembro de 2016
Horário: 8h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Rima, Métrica e Improviso – estimulando a formação da nova geração de Mestres de Maracatu
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre a construção de rimas e a métrica aplicada ao Maracatu Rural, com o uso de motes e noções sobre improviso que são utilizados nas Sambadas de Maracatu e apresentações artísticas. O conteúdo é parte do repasse das ações Griô oferecidas pelo Maracatu Rural Águia Formosa. A atividade será ministrada pelos Mestres Barachinha (Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires|PE), Antônio Roberto e Dedinha, que é líder do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, o mais antigo de Pernambuco, fundado em 1914.
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 8h às 13h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Iniciação musical ao terno de Maracatu - estimulando a formação da nova geração de Músicos
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre ritmo e percussão voltados à produção musical, Sambadas e apresentações culturais do Maracatu Rural. No conteúdo, estão a montagem de repertório e as composições para apresentação em Sambadas de Maracatu e apresentações artísticas. O conteúdo é um incentivo a novos integrantes para os ternos que atuam junto aos grupos culturais. A atividade será ministrada pelos Mestres Zé Pretinho(Maracatu Rural Águia Formosa) e Dinda Salú (Maracatu Piaba de Ouro de Olinda)
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 13h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Sobre o Maracatu Rural Águia Formosa – Maracatu Rural Águia Formosa foi fundado em 1999 pelo Mestre Edmilson Honório no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em 2002, foi incorporado como membro da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Hoje, com mais de 140 integrantes, o Águia Formosa tem o desafio de pensar e estruturar ações que se concentram não apenas no campo da cultura. Por sua missão ampla e voltada à promoção social, o Águia Formosa fez com que seu trabalho de formação com crianças, adolescentes e jovens em sua maior parte em situação de vulnerabilidade social ganhasse corpo e torna suas iniciativas mais abrangentes. Foi com este pensamento que o grupo ganhou forma, tomou nome e hoje é um dos grupos mais atuantes na sua cidade de origem.

Por sua força, foi convidado a participar do Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, 2010), onde representou o Brasil e fez erguer-se a bandeira de Pernambuco. Além disso, segue com atividades durante todo o ano para a manutenção e difusão do Maracatu Rural. Durante o Carnaval, o Águia Formosapercorre todo o estado para mostrar a sua força e suas tradições.

Serviço:
Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses
Incentivo: Funcultura | Fundarpe | Governo do Estado de Pernambuco
Realização: Maracatu Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú
Informações: (81) 99933.7271 e m.aguiaformosa@gmail.com

Sambada com o Maracatu Águia Formosa (Mestre Maciel Salú), Maracatu Leão Mimoso (Mestre Carlos Antônio), com abertura da Ciranda Estrela (Mestre Edmilson)
Quando: 5 de novembro (sábado) de 2016, às 21h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Oficina de Confecção de adereços de Maracatu
Data: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de novembro de 2016
Horário: 8h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Oficina Rima, Métrica e Improviso – estimulando a formação da nova geração de Mestres de Maracatu
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 8h às 13h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Oficina Iniciação musical ao terno de Maracatu – estimulando a formação da nova geração de Músicos
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 13h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Assessoria de Comunicação:
Dulce Reis



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...