Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MARACATU RURAL ÁGUIA FORMOSA PROMOVE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.



Maracatu Rural Águia Formosa promove sambada e oficinas como forma de preservação do patrimônio cultural
Com incentivo do Funcultura, ações gratuitas em Tracunhaém fazem parte do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses
Maracatu Rural Águia Formosa, de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, segue com as atividades para o público do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses. Em novembro, a iniciativa realiza quatro ações: Sambada de Maracatu e as Oficinas de Confecção de adereços de Maracatu; Rima, Métrica e Improviso; e Iniciação musical ao terno de Maracatu. A Sambada de Maracatu acontecerá neste sábado (05/11), às 21h, na Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém (em frente ao Hamburgão). Sob o comando do Mestre Maciel Salú, o Águia Formosa recebe o Maracatu Leão Mimoso, que será guiado pelo Mestre Carlos Antônio. Para abrir a noite, o Mestre Edmilson vai comandar a Ciranda Estrela nesta edição do encontro. 
Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses tem como propostas ofertar gratuitamente atividades de interesse social voltados à preservação do patrimônio cultural pernambucano, fortalecer sua atuação como célula e fortalecer os vínculos comunitários, além de promover um ambiente de intercâmbio entre a educação formal e os Mestres Griôs. 
Já a Sambada de Maracatu no terreiro do Águia Formosa tem como proposta integrar a comunidade e demais interessados apresentando a disputa entre duas nações. Durante a brincadeira, os mestres entoam suas rimas numa disputa que não tem hora para acabar. 
As oficinas terão a coordenação geral do Mestre Maciel Salú e têm como propostas promover o contato entre aspirantes a mestre de Maracatu Rural com os veteranos para a aprendizagem da metrificação e da improvisação presentes na construção das loas, passando pela produção de adereços e indumentárias típicas e pela musicalidade das sambadas e das apresentações artísticas. 
Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Governo do Estado de Pernambuco. Todas as atividades da iniciativa são realizadas pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú.
Oficinas

Confecção de adereços de Maracatu
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre o Maracatu Rural e sua relação com a região da Zona da Mata Norte, com a experiência de quem produz e comercializa as indumentárias típicas desse brinquedo da cultura popular. Na metodologia, está prevista o ensino das etapas de produção, acabamento e disponibilização dos materiais para a utilização dentro das atividades do Maracatu Rural Águia Formosa de Tracunhaém. A atividade será ministrada pelos integrantes do Maracatu Rural Águia Formosa Alexsandro Vitorino Maria Vitorino.
Data: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de novembro de 2016
Horário: 8h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Rima, Métrica e Improviso – estimulando a formação da nova geração de Mestres de Maracatu
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre a construção de rimas e a métrica aplicada ao Maracatu Rural, com o uso de motes e noções sobre improviso que são utilizados nas Sambadas de Maracatu e apresentações artísticas. O conteúdo é parte do repasse das ações Griô oferecidas pelo Maracatu Rural Águia Formosa. A atividade será ministrada pelos Mestres Barachinha (Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires|PE), Antônio Roberto e Dedinha, que é líder do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, o mais antigo de Pernambuco, fundado em 1914.
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 8h às 13h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Iniciação musical ao terno de Maracatu - estimulando a formação da nova geração de Músicos
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre ritmo e percussão voltados à produção musical, Sambadas e apresentações culturais do Maracatu Rural. No conteúdo, estão a montagem de repertório e as composições para apresentação em Sambadas de Maracatu e apresentações artísticas. O conteúdo é um incentivo a novos integrantes para os ternos que atuam junto aos grupos culturais. A atividade será ministrada pelos Mestres Zé Pretinho(Maracatu Rural Águia Formosa) e Dinda Salú (Maracatu Piaba de Ouro de Olinda)
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 13h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Sobre o Maracatu Rural Águia Formosa – Maracatu Rural Águia Formosa foi fundado em 1999 pelo Mestre Edmilson Honório no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em 2002, foi incorporado como membro da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Hoje, com mais de 140 integrantes, o Águia Formosa tem o desafio de pensar e estruturar ações que se concentram não apenas no campo da cultura. Por sua missão ampla e voltada à promoção social, o Águia Formosa fez com que seu trabalho de formação com crianças, adolescentes e jovens em sua maior parte em situação de vulnerabilidade social ganhasse corpo e torna suas iniciativas mais abrangentes. Foi com este pensamento que o grupo ganhou forma, tomou nome e hoje é um dos grupos mais atuantes na sua cidade de origem.

Por sua força, foi convidado a participar do Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, 2010), onde representou o Brasil e fez erguer-se a bandeira de Pernambuco. Além disso, segue com atividades durante todo o ano para a manutenção e difusão do Maracatu Rural. Durante o Carnaval, o Águia Formosapercorre todo o estado para mostrar a sua força e suas tradições.

Serviço:
Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses
Incentivo: Funcultura | Fundarpe | Governo do Estado de Pernambuco
Realização: Maracatu Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú
Informações: (81) 99933.7271 e m.aguiaformosa@gmail.com

Sambada com o Maracatu Águia Formosa (Mestre Maciel Salú), Maracatu Leão Mimoso (Mestre Carlos Antônio), com abertura da Ciranda Estrela (Mestre Edmilson)
Quando: 5 de novembro (sábado) de 2016, às 21h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Oficina de Confecção de adereços de Maracatu
Data: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de novembro de 2016
Horário: 8h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Oficina Rima, Métrica e Improviso – estimulando a formação da nova geração de Mestres de Maracatu
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 8h às 13h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Oficina Iniciação musical ao terno de Maracatu – estimulando a formação da nova geração de Músicos
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 13h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

Assessoria de Comunicação:
Dulce Reis



Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá