Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ZIKA É DETECTADA EM BEBÊ APÓS 67 DIAS DE NASCIMENTO, RELATAM PESQUIZADORES.



Pesquisadores de São Paulo registraram o caso de um bebê que, 67 dias depois do nascimento, ainda tinha vírus da zika em seu organismo. Sua mãe havia apresentado sintomas de zika na 26ª semana de gestação, levando o bebê a ser infectado ainda no útero.
Este é o primeiro caso conhecido de infecção prolongada por zika em recém-nascido e foi publicado na importante revista médica "New England Journal of Medicine" nesta quarta-feira (24) por cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e por médicos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, além de pesquisadores do Instituto Butantan e do Instituto Pasteur de São Paulo.
Tanto o pai quanto a mãe da criança tinham tido sintomas de zika. Enquanto a mãe não deixou a cidade de São Paulo durante toda a gravidez, o pai viajou para o Nordeste neste período, o que levou os pesquisadores a mencionarem a possibilidade de transmissão sexual do vírus.
Exame inicial não detectou anomalia
O menino nasceu em 2 de janeiro deste ano na 40ª semana de gestação com um crânio de 32,5 cm de diâmetro. O Ministério da Saúde adota como parâmetro para um caso ser considerado suspeito de microcefalia quando o bebê nasce com diâmetro igual ou inferior a 31,9 cm no caso de meninos e igual ou inferior a 31,5 cm no caso de meninas.
Um exame físico inicial não detectou qualquer anomalia no bebê, mas uma ressonância magnética revelou que o cérebro era menor do que o esperado, o que levou a um diagnóstico de microcefalia leve.
Exames feitos no sangue, saliva e urina da criança revelaram a presença do vírus da zika no 54º dia de vida. No 67º dia, o vírus continuava sendo detectado no organismo.
Aos seis meses de idade, o bebê começou a apresentar atraso no desenvolvimento psicomotor e outros sintomas que têm sido associados à síndrome congênita do zika.



FONTE: G1


Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá