Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1 ACONTECE NESTE SÁBADO (30).


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (30), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) e B, também conhecida como “vacina contra a gripe”. Ao todo, dezoito locais de vacinação estarão em atendimento. A campanha, que teve início na última segunda-feira (25), segue até o dia 20 de maio.

A população contará com 18 locais de vacinação contra a gripe na cidade. Serão montados pontos de atendimento na Praça da Matriz, Parque da Cidade, além das seguintes Unidades de Saúde da Família: USF Patrícia Nely (São José), Rua do Norte, USF Ana Maria Caminha I e II (Área Verde), USF Nielson Lucivânio (Boa Vista), USF Ricardo Walmir (Alpes Suiços), USF Nossa Senhora das Graças, USF Maria Auxiliadora, USF Reginaldo Santiago (Jucá), USF Judas Tadeu e USF Auta Soares (Cruzeiro I e II), USF CAIC, USF Bairro Novo (Posto II), USF Maria Gomes de Araújo (Posto III), USF Santa Helena (Posto IV) e os Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa (Posto I) e Centro de Saúde de Gravatá (SUCAM).

Além de pessoas com idade acima dos 60 anos, também terão direito à vacina crianças na faixa etária de seis meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população carcerária e os funcionários do sistema prisional, também fazem serão vacinados.

Após o dia 30 de abril, as vacinas continuarão disponíveis até o dia 20 de maio, nos Centros de Saúde de Gravatá (SUCAM) e Fernando da Veiga Pessoa (Posto I), além de todas as USF’s da zona urbana e rural.

A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula. Pessoas que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina, também não devem ser vacinadas. Em caso de doenças agudas, febres moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

A vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50%. Já o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

ENTENDA A INFLUENZA: comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna. Frequentemente é caracterizada por vários sintomas, entre eles, febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

www.prefeituradegravata.pe.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...