Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Funcionários da Prefeitura de Gravatá concluem Curso Básico de Libras

Postado em 28/12/22

Objetivo é oferecer um serviço público cada vez mais inclusivo e eficiente aos surdos que precisarem de algum atendimento

46 profissionais do serviço público municipal de Gravatá vão começar o ano de 2023 com um conhecimento muito significativo para eles e para moradores que têm deficiência auditiva. 


Eles participaram do Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com carga horária de 60h/a, e receberam os certificados de conclusão na terça (27), no Centro de Inclusão de Gravatá - CIG. 


A instrução foi realizada por Denize Pereira de Lima e por Emerson de Oliveira Lima, que são membros do CIG. 


Maria Cardoso da Cunha Andrade, professora, falou da experiência dela com esse aprendizado. “No meu curso da faculdade tive apenas uma cadeira de Libras e vi que foi ineficiente para questão da sala de aula. Esse ano eu tenho uma aluna que é surda e eu me sentia muito frustrada porque não conseguia passar o conteúdo para ela. Quando apareceu a oportunidade oferecida pela prefeitura, eu me inscrevi e foi muito gratificante. Hoje eu consigo me comunicar com ela, pois mesmo com a intérprete que a prefeitura disponibiliza na sala de aula, a forma como você passa o conteúdo para o aluno é diferenciada e, mesmo sendo um curso básico, foi muito importante para mim, principalmente na minha vida profissional e pessoal”.


Edna Ferreira também é professora e ficou sabendo do curso por meio de uma reunião. A partir daí ela não teve dúvida e correu para fazer a inscrição. “Faço parte da Educação Inclusiva de Gravatá e quando soube deste curso já me interessei em fazer parte. Eu já tinha feito um com o professor Roberto, no Amenayde Farias, e essa minha segunda experiência foi gratificante. Acho que a gente precisa se preparar cada vez mais e o convívio com o surdo é a prática. Aqui eu vi pessoas da educação, da saúde, até minha filha veio participar e aprendeu muito. É de suma importância que todo cidadão conheça essa linguagem, porque teve uma situação que o surdo precisou ir ao hospital e não teve como se comunicar, a não ser escrevendo”. 


A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, comentou porque a gestão teve essa iniciativa. “Começamos pelos funcionários oferecendo esse curso porque a gente vê a importância de atender bem as pessoas que têm deficiência auditiva. Precisamos sempre incluir as pessoas, pois essa é uma gestão que a inclusão também faz parte. O prefeito Joselito Gomes tem esse olhar e essa preocupação. Foi um resultado muito positivo, conseguimos capacitar 46 pessoas e elas vão poder fazer um trabalho diferenciado com os surdos. No início do próximo mês a gente vai conseguir formar mais uma nova turma para que mais pessoas estejam capacitadas para atender melhor esse público”. 


O prefeito Joselito Gomes destaca: “nossa gestão, desde o início, tem esse olhar, esse foco nas pessoas com deficiência. Através do CIG, a Secretaria de Assistência Social e Juventude ofereceu esse curso de Libras. Essas pessoas passaram um tempo nessa formação mais do que necessária, pois seja na família, vizinho, ambiente de trabalho, vez por outra nos deparamos com a pessoa com deficiência. E como se comunicar? Daí esse aprendizado para que o deficiente auditivo se sinta acolhido, faça a comunicação de forma que ele possa ser compreendido e obter a resposta que deseja. É um trabalho que continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 


Além do prefeito e da primeira-dama, estava presente a coordenadora do CIG, Alessandra Facundes. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Marcone Barros (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193