Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: A TRAGÉDIA ANUNCIADA... ATÉ QUANDO?


Postado em 31/05/22


O histórico de enchentes na Região Metropolitana do Recife é muito antigo, pois boa parte do litoral de Pernambuco está abaixo do nível do mar.

A Cidade do Recife e as cidades que a cercam, tem uma população de mais de 4 milhões de habitantes, formando a região metropolitana mais populosa do Nordeste, figurando entre as 5 maiores do Brasil. Infelizmente no Brasil, quanto maior a população de uma cidade ou região, maiores são os problemas. 

As chuvas que caíram, não só no Recife e região, mas também em boa parte do Estado de Pernambuco, causaram prejuízos sem precedentes, sendo que as perdas humanas são o maior prejuízo, pois o número de mortes certamente passará de 100. 

O histórico de enchentes na Região Metropolitana do Recife é muito antigo, pois boa parte do litoral de Pernambuco está abaixo do nível do mar. Particularmente, o Recife tem uma altitude de 2 metros ABAIXO do nível do mar. 


A última vez que tivemos grandes alagamentos no Recife, foi em 2014, durante a Copa do Mundo do Brasil, no mesmo dia em que a Alemanha e os Estados Unidos se enfrentaram na Arena de Pernambuco. Naquela ocasião, o Recife ficou impraticável, pois além das fortes chuvas, a água não escoava porque a maré estava alta. Não podemos esquecer das grandes enchentes das décadas de 60 e 70. 

Desde então, o que foi feito para conter esses alagamentos gigantes em dias de chuvas torrenciais? NADA!! Pelo menos nada que realmente resolvesse o problema. 

O Recife é uma das cidades mais importantes do Brasil e sua forte influência socioeconômica regional, a torna a cidade mais importante do Nordeste. No entanto, o Recife e sua região metropolitana estão abandonados e tudo virou sucata e favelas. Tem favela até na lateral do aeroporto. 

Andar pelo centro do Recife, por exemplo, é como estar em uma favela vertical; onde a sujeira, a bagunça e os prédios encardidos formam o cenário de uma cidade que está aquém da infraestrutura dos outros grandes centros urbanos do Brasil. O Capibaribe e o Beberibe parecem duas foças a céu aberto e o mau cheiro é demais. 


O Recife se encontra em um beco sem saída! De um lado, os governantes e suas soluções paliativas. Do outro lado, está a falta de educação das pessoas, que jogam lixo em locais indevidos, principalmente nos rios, contribuindo para a degradação da cidade.  

Duas coisas podem ser feitas para acabar com as enchentes no Recife: Primeiramente, será preciso reeducar as pessoas para não jogarem lixo em locais impróprios. Isso já seria um bom começo. Segundamente, o Poder Público Municipal precisa construir piscinas gigantes para armazenar o excesso de água das chuvas e depois escoar para o mar, quando a maré permitir. Isso foi feito na Holanda e nunca mais aquele país sofreu com inundações. 
Por hora, a única certeza que temos é que, se medidas concretas e eficazes não forem tomadas imediatamente, essa tragédia sempre anunciada se tornará cada vez mais recorrente e continuaremos, infelizmente, a chorar pelas perdas humanas. 

“Eu vi o mundo. E ele começava no Recife.” Cícero Dias

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193