Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá realiza a 1ª Conferência de Saúde Mental


Postado em 27/04/22


O tema “Compromisso com o SUS e com a Saúde Mental das Pessoas” foi trabalhado

A cidade de Gravatá realizou, nesta quarta-feira (27), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “Compromisso com o SUS e com a Saúde Mental das Pessoas”.

 
O evento aconteceu de forma presencial no Auditório da Secretaria de Educação e propôs diretrizes para a Formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o Fortalecimento dos Programas e ações de Saúde Mental que serão trabalhados em Gravatá.


Foram convidados para compor a mesa o prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, a secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, a coordenadora de Saúde Mental e presidente da 1ª Conferência de Saúde Mental, Patrícia Silva, o coordenador de Saúde Mental da IV Geres do Governo de Pernambuco, Ítalo Ramon, e representando o segmento dos usuários do CAPS, Rodolfo Hugarte. 


Em seguida, houve palestras com a coordenadora de Saúde Mental, Rebecca Brayner, que abordou o tema "Política de Saúde Mental" e com o coordenador de Saúde Mental da IV Geres do Governo de Pernambuco, Ítalo Ramon, que falou sobre "A Política de Saúde Mental como Direito: Pernambuco pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".


A expectativa da conferência é que a vivência se torne mobilizadora para que o município tenha seus protagonistas na Etapa Estadual e, quem sabe, até a Nacional, que está prevista para acontecer em novembro. Porém, mais importante do que se fazer presente, é consolidar uma discussão de melhorias para a Rede de Atenção Psicossocial, como o aumento do financiamento dos serviços especializados do CAPS, garantia do cuidado em liberdade, garantia dos princípios do SUS. Entendemos esse espaço como uma oportunidade de fortalecer a RAPS e o cenário atual pós -pandemia.


Na ocasião, foram formados grupos de trabalho para debater temas importantes, além  da escolha dos delegados que participarão da 4ª Conferência Estadual/Macrorregional, que será realizada em junho, e da 5ª Conferência Nacional, que acontecerá em novembro.


Marcaram presença neste momento histórico para o município as autoridades municipais como secretários e vereador, equipe do CAPS II, membros do Conselho de Saúde e representantes do Conselho Tutelar.


Patrícia Silva, coordenadora de Saúde Mental e presidente da 1ª Conferência de Saúde Mental explica que: “Hoje Gravatá está promovendo a 1ª Conferência de Saúde Mental feita pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial, então esse é um marco muito importante, além dos trabalhadores do SUS, os convidados e, mais ainda, a representação dos usuários desde o início discutindo, debatendo propostas e hoje estamos aqui para levar palestras esclarecedoras sobre as questões do SUS, da luta antimanicomial e da política de Saúde Mental”.


O coordenador de Saúde Mental da IV Geres do Governo de Pernambuco, Ítalo Ramon, fala sobre esse momento tão importante e histórico: “É de uma grande importância para a saúde mental de toda a população a realização desse encontro, porque dá a possibilidade da população debater, se autoconhecer e propor ações que possam cuidar disso. Por isso que esse momento é tão histórico, tão marcante, porque é a primeira oportunidade em 30 anos do SUS que a população está podendo olhar para si, cuidar de si, cuidar psicologicamente de si. Daí a grande importância da realização desse evento”.


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, esteve na 1ª Conferência de Saúde Mental, que é mais um marco para o município: “Em primeiro lugar, dizer que estamos fazendo história. Em segundo lugar, é um momento muito especial de partilha, de formação, de orientação e de olhar o ser humano de uma forma inteira, e não movidos pelo preconceito, mas sim movidos pela acolhida, respeito e pelo reconhecimento que cada pessoa traz em si uma riqueza infinita de capacidade, de dons e talentos. São vários jeitos que devem contribuir para humanizar nossa convivência e nossos relacionamentos. E assim nosso trabalho segue, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193