Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá e Ministério Público de Pernambuco trabalham pelo sossego no entorno do hospital municipal


Postado em 31/03/22


Fiscalização mais recente, em fevereiro deste ano, lavrou três autos de infração de advertência e fixou prazo para que os estabelecimentos se adequem à legislação



Integrantes da Prefeitura de Gravatá participaram de audiência em que houve a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por donos de bares e restaurantes do entorno do Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa, que foram notificados na última fiscalização realizada por autarquias municipais, em fevereiro deste ano.


A reunião, que aconteceu na sede do Ministério Público de Pernambuco no município, na última terça (29), teve a participação de representantes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano de Gravatá, do secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, além de Artur Teixeira e Marconi Torres, respectivamente, diretor presidente e diretor técnico da Agência Municipal de Meio Ambiente - AMMA.


A representante do Ministério Público de Pernambuco foi a promotora de justiça de Gravatá, Fernanda Nóbrega. Estiveram presentes, para assinar o TAC, os responsáveis por três estabelecimentos: Cabana Petiscaria, Espetinho do Mozinho e Boulevard 232. O proprietário do  Chef Pirata assinou em momento anterior.

O diretor presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente - AMMA, Artur Teixeira, fala que “tal situação é alvo de diversas denúncias apresentadas à administração municipal e ao Ministério Público Estadual, e que relatam transtornos à população, dentre os quais a perturbação do sossego pela emissão de ruídos sem limites, com música a todo volume, e a dificuldade de circulação nos espaços públicos. No que se refere à poluição sonora, o problema ganha maior dimensão no entorno do hospital da cidade, onde, por determinação da Lei Estadual 12.789/2005, deve haver área de silêncio, para assegurar especial sossego a pacientes, seus acompanhantes e profissionais de saúde, mas em confronto a tal determinação legal, funcionam bares e restaurantes que costumam promover ruidosas apresentações musicais”.


Ainda de acordo com o diretor presidente da AMMA, “atento ao problema, movido pelo entendimento de que é possível empreender e gerar emprego e renda dentro da legalidade e sem causar transtornos ao sossego da população, o município vem realizando ações voltadas ao ordenamento dos espaços públicos e da regularização desse tipo de atividade na cidade. Para tanto, antes de adotar providências como multar ou fechar estabelecimentos, que poderiam repercutir negativamente na atividade econômica na cidade e na manutenção de empregos e renda, tão necessários ao sustento de diversas famílias, o município tem buscado trilhar o caminho do diálogo e orientação aos empreendedores, dando oportunidade para que esses se adequem e passem a funcionar regularmente e sem perturbar o sossego ou gerar transtornos indevidos à população”.

No dia 21 de fevereiro, a administração pública municipal, por meio da Vigilância Sanitária, do Controle Urbano e da Agência de Meio Ambiente, promoveu encontro com a participação do Ministério Público de Pernambuco e que reuniu empreendedores do ramo de bares e restaurantes, com o objetivo de esclarecer sobre a legislação existente e sobre a necessidade de adequação.

Os donos dos estabelecimentos têm o prazo entre 60 e 120 dias para se adequarem, conforme a realidade de cada um e a dimensão das intervenções necessárias para realizar o isolamento acústico, e permitirem o funcionamento dos estabelecimentos em tal período, desde que respeitados os limites de emissões sonoras de 60 decibéis.

A Prefeitura de Gravatá mantém o esforço de ordenar a utilização dos espaços públicos e outras ações de fiscalização devem ser realizadas, inclusive em outras áreas da cidade.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Foto: MPPE

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193