Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SAMU Gravatá promove tarde de conhecimento sobre saúde mental


Postado em 28/09/21


Integrantes do SAMU, Bombeiro Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal foram capacitados para saber como agir em casos de pacientes com transtornos mentais ou em sofrimento

O número de casos de suicídio vem aumentando bastante nos últimos tempos, e sempre trabalhando de forma atuante nesses casos, o SAMU Gravatá resolveu oferecer, nesta segunda-feira (27), uma tarde de conhecimentos sobre como agir em casos de pacientes com transtornos mentais ou em sofrimento. O treinamento foi voltado para integrantes do SAMU do município e região, Bombeiro Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal. 


Foram repassadas estratégias de como abordar um paciente que quer se suicidar, e sempre questionar com bastante cuidado, preocupação e compaixão as pessoas com sofrimento.


Rafael Cunha, médico do SAMU, fala do intuito de ofertar essa palestra com informações enriquecedoras de como agir em casos relacionados à saúde mental. “A intenção da palestra é conscientizar cada vez mais iminente de uma informação ampla e uma integração de todas as forças Samu, Bombeiros, Polícia e Guarda Municipal para que nessas ocorrências que tenham um agravo nas capacidades psicológicas que tornem o paciente incapaz de resolver, em si, por meios próprios, situação de conflito que a gente consiga intervir, atuar e agir junto a eles, evitando situações desagradáveis como, por exemplo, o suicídio”, disse. 


Dando continuidade a palestra, o psicólogo da cidade de Chã Grande, Adelmo Barros, abordou o conteúdo falando sobre união, compreensão e entendimento ao próximo. De como organizar o seu eu, a potencialidade que o ser humano tem de doar o que se tem, da importância de cuidar da mente e da vida, e de que temos que nos resgatar primeiro para resgatar o próximo. 

Também foi pontuado sobre o sofrimento da pessoa, que quando vem decorrente de anos deixa a gente doente e o corpo vai respondendo aos sinais da mente e acaba adoecendo. Além dos fatores psicossomáticos e estressores que leva a desistir da vida e a cometer o suicídio. 

Para o psicólogo, hoje, foi um marco realizado neste encontro de saúde mental, de saúde psiquiátrica no contexto pré-hospitalar. “Eu acredito que trazer um trabalho amplo e dinâmico é grande fortalecimento a partir desse encontro do que foi relatado aqui. Então, a equipe está de parabéns e toda saúde do município de Gravatá também, e eu, como psicólogo, estarei sempre à disposição porque quando se dá um passo à frente se conquista algo que antes os nosso olhos não observavam e nem o nosso corpo percebia”, completou Adelmo Barros.


Mirtes Melo, coordenadora do Samu, explica que  “nós estamos vivenciando períodos muitos difíceis com muitos suicídios, onde esse índice só aumenta. Então, como nós trabalhamos de forma atuante com esse pacientes, sempre somos chamados para esse tipo de ocorrência de suicídio, queríamos capacitar mais os nossos profissionais para que eles saibam atuar diante dessa problemática”.


Por fim, foi entregue a todos os presente um certificado de participação da palestra.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193