Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe e Sebrae lançam o “Fala Pernambuco”, uma agenda para as pequenas empresas



A Assembleia Legislativa de Pernambuco deu início nesta quarta (16) a uma série de reuniões virtuais com o objetivo de identificar as principais necessidades de políticas públicas e medidas legais de suporte às micro e pequenas empresas do Estado. Realizado em parceria com o Sebrae-PE, o projeto “Fala Pernambuco” começou suas atividades ouvindo pequenos empresários do Sertão do Araripe.

Serão nove encontros, sempre às quartas-feiras, até o mês de setembro, sendo cada um voltado para uma parte do território pernambucano. A ideia é promover escutas prévias, pelas quais serão sistematizadas as demandas das entidades empresariais e organizações do terceiro setor da região em pauta, considerando cinco prioridades: indústria, comércio, cultura/turismo, agronegócio, meio ambiente, saúde e educação.

“A partir desse processo, vamos formar uma agenda legislativa de apoio aos pequenos empreendimentos, para que a recuperação econômica do nosso Estado ocorra da forma mais rápida  e sustentável que for possível”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP). 

“Os pequenos negócios representam mais de 54% dos empregos com carteira assinada. Com a situação delicada em função da pandemia, precisamos proteger e reerguer essas atividades, que são o verdadeiro motor da economia pernambucana”, complementou o presidente do Legislativo.

No caso do Sertão do Araripe, região abordada no primeiro encontro desta quarta, os destaques foram para a melhoria da logística local: recuperação de estradas, finalização da Ferrovia Transnordestina, regularização do fornecimento de água e início das operações do Aeroporto Regional de Araripina. 

Esse ponto, inclusive, foi considerado um “gargalo” tanto para a indústria e o comércio como para o turismo e o agronegócio da região. “Temos uma série de propostas factíveis, que não tratam apenas de um município, mas vão fortalecer todos eles”, afirmou o prefeito de Exu e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisap), Raimundo Saraiva.

Sobre o Polo Gesseiro do Araripe, a cobrança foi a revisão da política tributária, par que contenha a saída de escritórios e empresas para outros Estados. Em relação ao agronegócio, foram propostas a inspeção dentro dos municípios, a criação de um Selo de Indicação Geográfica (SIG) e a inclusão de itens regionais em programas de aquisição governamentais.

Além de demandas econômicas, os representantes do setor de negócios do Araripe revelaram preocupação com a sustentabilidade ambiental no manejo da caatinga. E pediram expansão e melhoria da estrutura nos serviços de saúde e de educação. 

Na área da educação, uma das prioridades indicadas pelos participantes foi o treinamento de professores para o ensino remoto e melhorias no acesso da Internet nas zonas urbana e rural dos 10 municípios que compõem o Araripe.

O superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya, elogiou a decisão da Alepe de eleger os pequenos negócios como foco da iniciativa. “Todos sabem que o pequeno negócio não passa de uma nota de rodapé nos planos nacionais de desenvolvimento. Isso a gente diz com toda a clareza e muita dor”, lamentou.

A próxima região a receber o projeto “Fala Pernambuco” será o Sertão do São Francisco, em 30 de junho. No dia 7 de julho será a vez do Sertão Central, incluindo Itaparica, Pajeú e Moxotó. Ao final de todas as escutas, será redigido um documento com as principais sugestões para cada região que será encaminhado aos governos federal e estadual.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193