Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CIG realiza atendimento especial pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.



Atualmente, 20 crianças que nasceram com a síndrome genética são atendidas no CIG.


“A Síndrome de Down é uma mutação do cromossomo 21, que ao invés dele ser formado por um par, ele tem um a mais. Para mim, essa alteração na estrutura do cromossomo é justamente uma dose extra de amor “.


Essa é a definição que a fisioterapeuta do Centro de Inclusão de Gravata (CIG), Tatiana Lima, usa para descrever as crianças que são atendidas no local.  

E dá para ver e sentir também o amor desde a porta de entrada do CIG até os consultórios onde as crianças são atendidas, como descreveu Joseane Moreira, que é costureira e mãe de Luiz Gustavo Davi, que completou 9 anos de idade nesta segunda-feira (22), um dia depois da data que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março. 

"Há duas semanas procurei o CIG, pois faz pouco tempo que moro aqui, e fomos muito bem acolhidos. O tratamento aqui é diferenciado porque mostra que eles se importam com as pessoas e era disso que eu e Davi estávamos precisando. Hoje estou muito satisfeita, ele faz atendimento com fisioterapeuta uma vez por semana e é primordial porque ele nasceu com deficiência nos dois pés e tem assimetria de um dos membros. Esse serviço é muito importante na nossa vida porque ajuda no desenvolvimento do Davi”.


O pedagogo especializado em Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CIG, Waldemir Lira, reforça o caráter inclusivo do trabalho desenvolvido no centro. “A  criança estuda em um turno na escola regular e no contraturno ela tem direito ao atendimento especializado para que ela possa se desenvolver no dia a dia e esse é o trabalho que fazemos aqui. Trabalhamos com brincadeiras e atividades que estimulam a coordenação motora, o raciocínio, a socialização especialmente para a pessoa com essa deficiência”, esclareceu.    


Clara Fernandes, coordenadora de saúde do CIG. “O CIG funciona de maneira intersetorial, com a coordenação de educação, saúde e assistência social. Então o paciente chega aqui no CIG e ele vai ver qual necessidade que ele tem para ser atendido pelos profissionais que são: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista e massoterapeuta. Mesmo com a pandemia, fomos orientados a diminuir os atendimentos, mas não parar os agendamentos”.

Além disso, a coordenadora completa que “o prefeito padre Joselito não só vai manter o centro funcionando como ele tem a intenção de ampliar o atendimento do CIG em breve”, explicou.   


O atendimento do CIG é de segunda a sexta, das 7h às 17h. O telefone para contato é o 3533-3991.   


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193