Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: NOSSA LINDA JUVENTUDE.


Anda! Quero te dizer nenhum segredo. Falo desse chão da nossa casa. Vem que está na hora de arrumar...” Beto Guedes.

Aquelas tardes de domingo em Gravatá eram tardes bonitas. Estou me referindo até os meados dos anos 80, onde até aqueles tempos, a juventude da nossa cidade vivia a flor da idade e o mundo era algo muito bonito a ser explorado. Naquela época, levavam-se 2 horas até chegar no Recife e descer a Serra das Russas não era tão comum como hoje em dia. Quem não se lembra das lotações para irmos á praia? Piedade, perto da igreja, era o ponto dos Gravataenses. 



Os jovens daquela época, em sua grande maioria, se divertiam com o que Gravatá TINHA para oferecer e era muito bom! Lembro-me dos bailes memoráveis sábado à noite no Centro Desportivo Gravataense, o CDG, onde o saudoso Grupo Alcano fazia o baile pegar fogo. Quando não tinha baile no CDG, havia a discoteca no XV de Novembro. Na sede aquática do CDG, aconteciam as famosas “Manhãs de Sol.” Isso me faz lembrar aqueles Festivais do Guaraná que aconteciam no antigo CERU “Professor Antônio Farias.” 

Nos domingos à noite, a juventude se reunia na Praça Aarão Lins de Andrade, a “Praça do Sapo”, onde nos sentávamos para conversar e caminhar ao redor da praça. Isso era muito nosso e muito bonito de se ver, pois naquela época tínhamos orgulho da nossa cidade, da nossa juventude. Outro lado muito importante de salientar daquela época, era o orgulho que tínhamos de estudar e representar as nossas escolas. Fosse nos antigos Jogos Municipais Estudantis de Gravatá, os JOMEG (1984), assim como nos desfiles de 7 de setembro, quando o Desfile Cívico ainda não era essa Parada do Orgulho Gay fora de época, onde até briga generalizada já aconteceu. 


Os anos se passaram e essa geração de outrora cresceu. Gravatá mudou e a juventude de hoje tem outra concepção e outro comportamento. Infelizmente, a geração de hoje, em um bom número, não segue os passos virtuosos, digamos assim, da geração do passado. O surgimento das drogas em nossa cidade, a falta de oportunidades e a falta de lazer, tem levado muitos dos nossos jovens a galgarem caminhos tortuosos nas marés do equívoco. A nossa cidade não tem cinema, não tem teatro, não tem emprego e nem mesmo universidade para eles. E como sabemos, onde o poder público não se faz presente, a marginalidade toma conta. 

O que pode ser feito para trazer esses jovens de volta ao cenário social e cultural de Gravatá? Esperemos que os próximos mandatários que serão eleitos semana que vem, possam não só responder a esta pergunta, mas principalmente e fundamentalmente possam por em prática, políticas de inclusão, para que possamos salvar essa geração que um dia foi promissora. 



O movimento jovem nessas eleições sinaliza para um novo despertar, para uma nova realidade. Que os ventos vindouros do Planalto da Borborema que abanam Gravatá, possam trazer a boa nova, através de ares promissores e cumpridores de promessas, para que não mais vivamos uma Gravatá de metáforas e promessas não cumpridas. 

“Anda! Quero te dizer nenhum segredo. Falo desse chão da nossa casa. Vem que está na hora de arrumar...” Beto Guedes

Comentários

  1. Vc falou todas a vdd pois n tiraria ND do q vc disse parabéns por ter acoragem q outros n tenhe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193