Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: AS PRAÇAS DE GRAVATÁ



O tempo passou, Gravatá cresceu... E se desfigurou... Em todos os sentidos. Infelizmente!

Lembro bem do tempo em que o clima de montanha não era a única referência que se tinha de Gravatá. As nossas praças também eram muito conhecidas pelos turistas, pois além de lindas, eram muito bem cuidadas. As nossas praças tinham desenhos arquitetônicos charmosos e atraiam a atenção de todos, pois eram realmente lindas. 

Saudades temos das nossas praças de outrora, as quais serviam de ponto de encontro dos amigos e da juventude do meu tempo. Quem não se lembra das tardes de carnaval na Praça da Matriz? Era lindo ver as crianças brincando o carnaval naquelas tardes ensolaradas. E quando vinha a noite, o Frevo ecoava e os foliões se esparramavam desde a praça até a antiga Sorveteria Alvorada. Oficialmente chamada de Praça José Justino Carreiro de Miranda, Fundador de Gravatá, a Praça da Matriz serviu de cenário para grandes manifestações cívicas e culturais da nossa cidade. 



Também lembro dos concertos protagonizados pela Banda Musical XV de Novembro na Praça 10, sempre no início da noite. A praça ERA linda, pois além de um desenho bem arrojado para a época, tinha um aquário com peixes ornamentais e um vaso gigante ao centro desse aquário, onde de forma imponente havia um “Pé de Gravatá.” Nem sei se ainda está por lá. 

O tempo passou, Gravatá cresceu... E se desfigurou... Em todos os sentidos. Infelizmente!

E as praças? O que aconteceu com as nossas praças? 

Hoje, tudo virou cinzas de um passado onde Gravatá tinha romantismo, candura e principalmente respeito aos nossos patrimônios públicos. As praças de Gravatá viraram ambientes escuros e desertos, onde os usuários de drogas encontraram o cenário ideal para se aglomerarem; afugentando as famílias das nossas praças. Isso tudo, tendo como agravante os desenhos desfigurados, que nada dizem ou traduzem, nos quais as praças se apresentam hoje. 



Queremos as nossas praças de volta!  Queremos a valorização da nossa cultura, dos nossos costumes, da nossa gente.  Não sou contra o progresso, mas apelo para o bom senso e os nossos patrimônios têm que ser preservados. Roguemos, pois, que os mandatários que serão eleitos nas eleições vindouras, olhem com carinho e respeito para a nossa cidade e tragam de volta tudo que ficou no passado: as praças, a Escada da Felicidade, a Festa de Reis e por aí vai.  

“Proclamo isso bem alto! Braços erguidos, fitando o Atlântico e saudando abstratamente o infinito.” Álvaro de Campos, 1917.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193