Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: ONDE ESTÁ A NOSSA CULTURA POPULAR?


Durante uma das minhas viagens em visita a Gravatá, resolvi passear pela feira livre da cidade, buscando encontrar os repentistas e a literatura de cordel, os quais sempre faziam a alegria da nossa gente aos sábados, quando a feira de Gravatá era mais expressiva, uma vez que a feira das quartas, não era tão grandiosa. 

Cheguei à feira e comecei a procurar por Literatura de Cordel pois, queria presentear a uma amiga de São Paulo, a qual é apaixonada por Pernambuco e a sua cultura riquíssima. Depois de muito procurar, acabei por encontrar uma única e pequena barraquinha onde se vendia, mesmo que timidamente, os livretos que buscava. Achei estranho, o fato de não ter encontrado mais barracas, vendendo a Literatura de Cordel e nem de ver os referidos Repentistas e outras atrações de antigamente. 

Pouco depois, em uma barraca de caldo de cana, eu perguntei à atendente o motivo pelo qual da ausência dessas manifestações folclóricas na feira. A moça muito que educadamente me disse: “moço, essa cultura popular da qual você se refere, está morrendo, pois os jovens de hoje não se interessam pelas nossas raízes.” 

Ao ouvir isso, fiquei com um aperto no coração. Jamais pensei que a nossa cultura popular, a qual é uma das nossas maiores identidades, estava morrendo por esse motivo. Então, me dei conta de que a tal feira grandiosa a qual eu me referí, acontecia na década de 80. Século passado!!!

No entanto, todos nós sabemos que, a cultura de um povo é para sempre. Ela nunca pode morrer pois, representa a nossa essência, a nossa alma enquanto povo. Partindo desse princípio, então, o que aconteceu com a nossa cultura popular? Por que as nossas manifestações folclóricas não são ensinadas na escola? Não ver isso em um contexto de uma sala de aula, é realmente de dar pena. 

Essa modernidade que teima em amputar as nossas raízes, não pode continuar. Por que não é nada! “Não passa de um monte de tijolos com pretensões à casa. Quando muito, é estrume para o futuro.” 

E não se trata apenas da feira livre. A Festa de Reis, como exemplo, está cada vez mais  distante de suas raízes e tradições.  Se eu for continuar, essa retórica vai longe. Apenas fica um apelo aos  “mandarins do mundo:” resgatem a nossa Cultura Popular! Respeitem as nossas raízes; para que os de menor idade aprendam e passem adiante a riqueza que herdamos dos nossos primórdios. 

A tradição e a modernidade podem até caminharem lado a lado. Para isso acontecer, é preciso RESPEITAR e CULTIVAR a tradição para que não percamos a nossa identidade. No caso de Gravatá, a modernidade está no Pátio de Eventos. Mas infelizmente, a tradição cultural da nossa cidade passa longe daquele lugar. Promovendo as tradições culturais de Gravatá, a cultura de verdade e de raiz, fará com que Gravatá de fato mereça o título de “cidade turística.” Estamos longe disso… infelizmente…

Comentários

  1. Pois é. Bons tempos o nosso!!
    Fomos privilegiados social e culturalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo com você. Erão outros tempos, onde a cultura era pautada com o respeito que ela merece. Muito obrigado pelo seu comentário. Parabéns!!!

      Excluir

Postar um comentário

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193