Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ALEPE: NOVA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA ABRE TRABALHOS BUSCANDO O FIM DO CONFLITO FERRAZ/NOVAES EM FLORESTA


Prevista para entrar em segunda votação no plenário, na próxima semana, a Comissão Parlamentar de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) surgirá com um grande desafio: o de tentar promover o fim do histórico conflito dos clãs Ferraz e Novaes no município de Floresta, Sertão do Estado. 

A consolidação de um acordo de paz entre as famílias já foi tratada em uma reunião promovida pela comissão de Administração da Alepe, na terça-feira (14), cuja pauta era segurança pública. O debate, na verdade, foi motivado pelo aumento dos homicídios nas cidades do interior do Estado, a exemplo de Casinhas e Surubim.

Mas durante a reunião, o deputado Fabrízio Ferraz (PP), que presidirá a nova comissão Segurança Pública da Alepe, defendeu a consolidação do acordo de paz entre as famílias de Floresta. Na ocasião, o deputado solicitou a participação do Estado como principal interlocutor na pacificação do conflito.

“Levantei a questão na reunião porque considero importante que se encontre uma trégua definitiva nessas disputas que se arrastam há décadas. Com a presença do Estado, através dos órgãos de segurança pública, junto com o Poder Judiciário e entidades religiosas, será possível a concretização de um acordo de paz eficaz entre as famílias”, acredita Ferraz.

Além de parlamentares, participaram dessa reunião o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico; o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Vanildo Maranhão; e o chefe da Polícia Civil, Nehemías Falcão.

A comissão permanente de Segurança Pública da Alepe assumirá funções que competiam anteriormente aos colegiados de Justiça e Administração Pública. Questões como organização e efetivos das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, políticas de prevenção da violência, de enfrentamento de grupos paramilitares e de extermínio, de combate ao crime organizado, legislação sobre propriedade e uso de armas, sobre a participação democrática no controle das ações de Segurança Pública, entre outras. 

A criação do novo colegiado faz parte dos projetos de mudanças do Regimento Interno da Assembleia e entrará em funcionamento no segundo semestre de 2020. Outra conhecida rivalidade entre famílias no Sertão pernambucano, como é o caso das Marques e Souza, também será pauta de discussão na comissão.

Segundo Fabrízio Ferraz, o debate em torno do fim do conflito entre essas famílias não pode se resumir a mais uma tentativa como tantas outras que não avançaram. “Acredito que chegaremos a um consenso e todos nós, o Estado e o povo sertanejo, seremos beneficiados”.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193