Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MORTES SÃO MAIS UM CAPÍTULO DA GUERRA ENTRE FACÇÕES NO AMAZONAS.

Corpos mortos pela PM sendo removidos pelo IML, em Manaus. 
(Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Os 17 homens mortos pela Polícia Militar em uma favela de Manaus fazem parte de uma sucessão de episódios sangrentos pelo controle do narcotráfico no Amazonas, o único estado fronteiriço com os dois maiores produtores mundiais de cocaína, Colômbia e Peru.

O bairro Betânia, onde ocorreram as mortes, é território do Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, mas cobiçado pela FDN (Família do Norte), fundada em Manaus. 

Na versão da PM, corroborada por moradores ouvidos pela reportagem, integrantes da FDN invadiram o local na noite de terça-feira (29), sem resistência da facção rival. Acionada, a PM matou parte dos invasores madrugada adentro.

No Ano-Novo de 2017, a FDN comandou uma onda de ataques ao CV nos presídios de Manaus que deixou 67 mortos, vários deles decapitados. O massacre desencadeou episódios semelhantes em Roraima, território do CV, e no Rio Grande do Norte.

Com o CV enfraquecido, a FDN passou por uma cisão interna. Em dezembro de 2017, seis homens foram mortos em um campo de futebol no bairro da Compensa, berço da facção.

O capítulo mais sangrento dessa guerra fratricida ocorreu em maio deste ano, com mais 55 mortos dentro dos presídios de Manaus durante dois dias.

O atual secretário de Segurança Pública, o coronel da PM Louismar Bonates, negociou em 2015 a ampliação do poder da FDN no sistema carcerário em troca de "paz nas cadeias", segundo investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Bonates admitiu ter tido um encontro com "representantes da massa carcerária" naquele ano, quando era  secretário de Administração Penitenciária, mas negou qualquer acordo. Ele não responde a processo judicial sobre o episódio.

Além de importante mercado consumidor, Manaus é entreposto da cocaína que abastece o Norte o Nordeste do país. A droga é transportada principalmente pelo rio Solimões, que liga o Peru e a Colômbia ao Brasil e ao oceano Atlântico.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193