Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

O QUE O RECÉM-FORMADO DEVE FAZER PARA CONQUISTAR O PRIMEIRO EMPREGO.

Especialistas explicam qual o impacto da falta de experiência profissional no mercado e como driblar as dificuldades para conquistar uma vaga. 

O desemprego atinge 12,6 milhões de brasileiros segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua) do IBGE, e os jovens, mesmo aqueles com diploma universitário, engrossam esses números.
Os dados mostram que a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros com idade de 18 a 24 anos é mais que o dobro da taxa da população em geral. Enquanto a taxa geral ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens esse percentual salta para 26,6%. 

Daniela Ora Santos fez faculdade de tecnologia e marketing em uma universidade particular de São Paulo, mas mesmo com o diploma na mão, a jovem de 30 anos continua à procura de um emprego em sua área.
“Trabalhei em um salão de beleza por 5 anos, comecei como recepcionista e depois passei a cuidar das redes sociais e mídias digitais, mas percebi que ali não havia espaço para crescer profissionalmente”, conta. “Decidi largar o emprego para tentar algo na minha área, mas faz meses que estou procurando e está muito difícil.”

Enquanto procura um emprego formal, Daniela faz alguns trabalhos pontuais de casa. “Minha maior dificuldade é que não tenho experiência na minha área, mas como terei se não consigo uma oportunidade?”.
Para Fernando Gaiofatto, gerente de Catho Educação, o número alto de jovens que estão desempregados tem motivo: a “retração do mercado e um aumento do número de pessoas formadas na graduação nos últimos anos”. Como explica Gaiofatto, com menos vagas disponíveis, as empresas priorizam contratar profissionais que tenham mais experiência e que são mais qualificadas. “Esse cenário atinge em cheio os recém-formados e aqueles sem qualificação.”

Wilma Dal Col, diretora do ManpowerGroup, orienta que os jovens universitários devem aproveitar as experiências acadêmicas para mostrar suas competências. “É um exercício trabalhoso, mas ao mesmo tempo simples: os jovens devem pensar em três situações bem-sucedidas, avaliar como aquele trabalho ou projeto foi realizado, quais lições tirou dali”, diz.
Esse processo também ajuda o recém-formado a descobrir suas habilidades e confere mais segurança para uma entrevista. “Não adianta sair cadastrando o currículo em todos os lugares, é preciso se planejar, elencar as competências, avaliar as áreas com mais oportunidades e quais empresas se adequam melhor ao perfil, desta forma, o jovem irá mais seguro para uma entrevista.”
Outra dica valiosa para os universitários e recém-formados que buscam emprego é o bom e velho network. Frequentar fóruns, conhecer pessoas da área, estabelecer um relacionamento próximo, não apenas nas redes sociais.
“Importante destacar que as empresas buscam profissionais que saibam se relacionar e que sejam flexíveis”, conclui.                                 

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193