Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MESMO COM PRORROGAÇÃO 6,8 MILHÕES NÃO TOMARAM A VACINA CONTRA A GRIPE

Gilberto Occhi 


Ministro da Saúde culpa 'fake news' por queda de vacinação contra gripe entre crianças.

Segundo o ministro da Saúde Gilberto Occhi, a cobertura da vacina contra gripe pode ter sido prejudicada pela propagação de notícias falsas. Ele chegou a essa conclusão ao avaliar o desempenho da campanha deste ano entre crianças com até 5 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que a campanha de vacinação derrapou especialmente nessa faixa da população: a cobertura vacinal no grupo ficou em torno dos 73%, muito abaixo da meta de 90%.

Foi esse o grupo com menor cobertura – afirmou o ministro, que participou de um fórum em São Paulo focado em saúde e prevenção e organizado pelo LIDE, entidade formada por empresários. — Todos os demais grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde, tiveram boa cobertura.

Na avaliação do ministro, alguns fatores podem ter interferido para o desempenho ruim entre as crianças. Dentre eles, a propagação de boatos pela internet e um possível desinteresse das famílias por vacinar seus filhos:

— Temos uma questão que afeta o mundo inteiro que são as fake news — disse 

— Temos que combater esse tipo de informação falsa. E mostrar para a população que a vacina é segura, e importante.

Segundo o ministro, não é a primeira vez em que a vacinação em crianças com menos de cinco anos fica abaixo do ideal. Segundo ele, a cobertura nesse grupo ficou em torno de 77% em 2017, abaixo da meta de 90%. Um informe do Ministério mostra que, entre 2011 e 2017, a meta de cobertura para esse grupo somente foi atingida em 2012 e 2013. Outras vacinas importantes, como as contra poliomielite, rubéola e caxumba sofrem de problema semelhante — suas coberturas caem ano ano.

Segundo Occhi, o ministério pensa reformular sua estratégia para o ano que vem, e focar na vacinação em escolas e creches:

— Temos que ir aos lugares onde essas crianças estão — disse — E temos de entender porque os pais não levam essas crianças para vacinar. É a falta de tempo? É a informação errada que os pais receberam? Ou é a pena de ver o filho levar uma agulhada?

PUBLICIDADE

Em meio a população que faz parte dos grupos prioritários para receber a vacina, a cobertura também ficou abaixo da meta entre gestantes – somente 73% do grupo foi vacinado

INVESTIMENTO EM ATENÇÃO BÁSICA

Durante o seminário, Occhi também afirmou que é preciso aumentar os investimentos em atenção básica. Trata-se daquele ramo dos serviços de saúde que tenta evitar o surgimentode doença, ou impedir que elas se agravem. No Brasil, a atenção básica é oferecida em Unidades Básicas de Saúde e através de programas como o Saúde da Família, que inclui o trabalho de agentes de saúde que visitam as casas da população:

— É preciso melhorar esse ramo de cuidados — afirmou — Hoje, nós não temos um exame oftalmológico na atenção básica, por exemplo. Precisamos avançar e oferecer isso. É o tipo de estratégia que poderia evitar cirurgia futuras, problemas mais graves de saúde.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193