Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PE TERÁ CREAS EM TODOS OS MUNICÍPIOS ATÉ O FINAL DE MAIO


Dentro de trinta dias, todos os municípios de Pernambuco terão Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) instalados e em funcionamento. Para a universalização do serviço, faltam a implantação de CREAS em apenas 13 municípios.
Os espaços são montados pelas prefeituras, em parceria com os governos Estadual e Federal (cofinanciamento). “As condições técnicas e financeiras foram disponibilizadas. Os recursos foram repassados às prefeituras. Agora, falta apenas decisão política dos prefeitos”, afirma a gestora da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Lioniza Santos.
Os CREAS são equipamentos da rede de serviços da Assistência Social, com o objetivo de atender, acolher e assistir todos os cidadãos vítimas de violação de direitos. Funcionam com um advogado, um assistente social, um psicólogo e um técnico de nível médio. No local a população também pode buscar orientação jurídica, encaminhamentos para serviços da assistência e apoio para o acesso à documentação pessoal.
A universalização da oferta dos CREAS Municipal, explica Lioniza Santos, ocorreu a partir do Plano de Regionalização dos Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social, para municípios com populações abaixo de 20 mil habitantes e que ainda não tinham implantado esse equipamento.
Em 2016, Pernambuco tinha 130 CREAS Municipais, distribuídos em 124 municípios. De acordo com o Plano de Regionalização, foram pactuados CREAS para 59 municípios e o Distrito de Fernando de Noronha, para a oferta do PAEFI, que visa garantir a universalização do acesso da população aos serviços especializados do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Dos municípios que realizaram a pactuação, 55 formalizaram o termo de aceite até o final de 2017. Destes, 42 já estão com os equipamentos implantados e registrados no CadSUAS. Os outros 13 municípios deverão implantar os seus CREAS até o dia 31 maio.
“É um serviço muito importante para os municípios e as equipes da SEASS estão à disposição para contribuir na estruturação dos serviços da assistência”, diz Lioniza, ressaltando que já foram pagas todas as parcelas dos recursos do cofinanciamento. “O dinheiro está nas contas das prefeituras”, garante.
No dia 04 de maio, a equipe da SEASS fará a formação das equipes contratadas para atuar nos CREAS dos municípios de Afrânio (Sertão do São Francisco) e Santa Filomena (Sertão do Araripe), com previsão de inauguração até o final do mês.
Este ano, foram inaugurados quatro CREAS: dos município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú; Barra de Guabiraba e Cachoeirinha, no Agreste Central; e Salgadinho, no Agreste Setentrional.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193