Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Doença causada pela carência de ácido fólico é tema de exposição fotográfica na Alepe.



Para chamar a atenção das pessoas e estimular o debate em torno de da mielomeningocele (espinha bífida aberta), uma má formação congênita do sistema nervoso causada pela carência de ácido fólico (vitamina B9), a Assembleia Legislativa de Pernambuco, por iniciativa do deputado estadual Waldemar Borges, inaugurou nesta quarta-feira (25) uma exposição fotográfica organizada pelo Instituto Arthur Vinicius (IAV). A entidade, sem fins lucrativos, apoia familiares e crianças portadoras de mielomeningocele de todo Estado desde 2005.

A exposição foi instalada no Dia Mundial de Luta contra a Espinha Bífida e ficará aberta à visitação até o dia 10 de novembro, no hall do primeiro andar do Edifício Miguel Arraes (prédio do novo plenário). As fotos que compõem a mostra também fazem parte do calendário 2018 do Instituto Arthur Vinicius e foram voluntariamente produzidas pelos fotógrafos Augusto Galdino e Dani Vieira. As 12 crianças fotografadas, na faixa etária dos três aos 14 anos, são atendidas pelo IAV e foram escolhidas a partir de votação na página da entidade no Facebook.

Durante o evento, foi anunciado que o deputado Waldemar Borges vai propor uma lei na Alepe criando o Dia de Conscientização da Mielomeningocele (2 de julho). “Essa porta aberta pela Assembleia Legislativa é uma grande oportunidade para discutirmos a prevenção, única forma de enfrentarmos a mielomeningocele. Precisamos divulgar essa doença e mostrar que nossos filhos existem e precisam muito de ajuda e de assistência”, disse Fabíola Maciel, presidente do instituto que leva o nome do seu filho, também portador da má formação, durante a abertura do evento.

A espinha bífida aberta é um problema de saúde grave, pouco conhecido, apesar da alta incidência, e que atinge anualmente três mil crianças que nascem no Brasil. A mielomeningocele é considerada a segunda causa de deficiência motora infantil no mundo.

Ácido fólico – A prevenção passa pelo acesso à informação; da importância do consumo do ácido fólico e de medidas que incentivem a suplementação pelo menos três meses antes da gestação. Isso porque a má formação(defeito de fechamento ósseo posterior da coluna vertebral) ocorre no primeiro mês de gestação quando muitas mulheres sequer imaginam estarem grávidas. A esse quadro, soma-se o fato de que 52% das brasileiras não planejam a gravidez, segundo a pesquisa Nascer no Brasil realizada pela Fundação Oswaldo Cruz.

A vitamina B9 é encontrada em legumes, sobretudo de folhas verdes escuras, cereais integrais, grãos, vísceras, frutas, ovos, entre outros alimentos. No Brasil, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatório a fortificação de farinhas de trigo e milho com ácido fólico e ferro, mas a incidência do problema indica que a questão precisa ser amplamente discutida por todos os setores da sociedade.







Fotos: Roberto Pereira
Ida Comber.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193