Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MÁRIO CAVALCANTI ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL À FUNCIONÁRIOS DO ABATEDOURO PÚBLICO MUNICIPAL DE GRAVATÁ.




Antes da intervenção, local não possuía licença sanitária para funcionamento e 
os funcionários trabalhavam sem nenhum tipo de proteção


Localizado no sítio Baraúnas na Estrada do Ladrilho, zona rural de Gravatá, no Agreste, o Abatedouro Público Municipal já foi motivo de muita preocupação e problemas judiciais para o município, tendo inclusive sido interditado por algum tempo na gestão passada. Mas essa realidade mudou. Com a intervenção Estadual na cidade, o Abatedouro recebeu os cuidados necessários, adquiriu licença sanitária para funcionamento e passou a trabalhar dentro da legalidade, obedecendo as exigências dos órgãos fiscalizadores. E para fechar a gestão com maestria, o interventor Mário Cavalcanti esteve na manhã desta quarta-feira (28),no local, para entregar equipamentos de proteção individual a todos os funcionários.


Fardamento completo com calça em brim e camisa polo, botas e luvas especiais, e capacetes, compõem o kit de EPIs, garantindo melhores condições de trabalho e segurança aos profissionais.  


Administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, o Abatedouro Municipal atua com 38 funcionários, entre veterinários, magarefes, agentes de limpeza, e demais profissionais. Semanalmente são abatidos com acompanhamento dos veterinários, em média de 90 bovinos, 120 caprinos e 30 suínos. Gravatá também atende a demanda dos municípios vizinhos Pombos e Chã Grande, cumprindo todas as exigências.

        
Todo o procedimento de abate é rápido, prezando pela higiene, segurança no trabalho e, principalmente, minimizando o sofrimento dos animais. Para isso, a Prefeitura possui uma pistola de atordoamento e outras ferramentas. As paredes em azulejo e os equipamentos de manuseio em aço inox facilitam o trabalho dos profissionais.


O gestor Mário Cavalcanti fez uma avaliação de todas as ações que a gestão realizou no abatedouro. "Aqui não possuía um refeitório decente, banheiros adequados para os profissionais, licença de funcionamento, tudo era de forma irregular. Hoje temos uma ambiente propício para o trabalho e viemos entregar os EPIs para que todos tenham condições de trabalho dignas como merecem", disse o coronel.


O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, Laurinaldo Félix, reforçou a importância dos EPIs. "São profissionais que trabalham diretamente com sangue, facas e peso dos animais, tudo requer cuidados especiais e equipamentos que ofereçam segurança para todos. Com os EPIs eles passarão a ter essa proteção adequada com tranquilidade. Ao mesmo tempo estamos prezando pela higiene e qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor ", destacou.





Fotos - Ednaldo Lourenço

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193