Apenas 8% (ou oito a cada grupo de cem
pessoas) da população em idade de trabalhar são consideradas plenamente
capazes de entender e se expressar por meio de letras e números.
Eles estão no nível "proficiente", o mais
avançado de alfabetismo funcional em um índice chamado Inaf (Indicador de
Alfabetismo Funcional).
Um indivíduo "proficiente" é capaz de
compreender e elaborar textos de diferentes tipos, como mensagem (um e-mail), descrição
(como um verbete da Wikipedia) ou argumentação (como os editoriais de jornal ou
artigos de opinião), além de conseguir opinar sobre o posicionamento ou
estilo do autor do texto.
Também é apto a interpretar tabelas e gráficos como a
evolução da taxa de desocupação e compreende, por exemplo, que tendências
aponta ou que projeções podem ser feitas a partir desses dados.
Outra competência que o "proficiente" tem é
resolver situações (de diferentes tipos) sendo capaz de desenvolver
planejamento, controle e elaboração.
Numa situação ideal, os estudantes que
completam o ensino médio deveriam alcançar esse nível -- no Brasil, o ensino
médio completo corresponde a 12 anos de escolaridade.
Para a professora da Unicamp (Universidade Estadual de
Campinas) Ana Lúcia Guedes-Pinto, essa defasagem reflete as desigualdades socioeconômicas
históricas no país e aponta para a necessidade de mais investimento na educação
básica e pública.
"Ainda não atingimos [bons] níveis de
alfabetismo", diz a docente do departamento de ensino e práticas culturais
da Faculdade de Educação. "[Os proficientes] ainda é um grupo muito
pequeno, de elite", completa Guedes-Pinto.
Há cinco níveis de alfabetismo funcional, segundo o
relatório "Alfabetismo e o Mundo do Trabalho": analfabeto (4%),
rudimentar (23%), elementar (42%), intermediário (23%) e proficiente (8%). O
grupo de analfabeto mais o de rudimentar são considerados analfabetos
funcionais.
O estudo foi conduzido pelo IPM (Instituto Paulo
Montenegro) e pela ONG Ação Educativa. No conjunto, foram entrevistadas 2002
pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de
todas as regiões do país.
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