Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

BRASIL ESTÁ ENTRE PAÍSES MAIS PERIGOSOS PARA ATIVIDADE JORNALÍSTICA, DIZ ABERT.



Com 116 registros de violações à liberdade de imprensa em 2015, o Brasil figura entre os países mais perigosos do mundo para se exercer a atividade jornalística. O levantamento é da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que aponta que no último ano foram confirmadas oito mortes de jornalistas relacionadas com suas atividades profissionais. Além disso, foram registradas 64 agressões. Para chegar ao número de 116 violações registradas no ano passado, a Abert considera ameaças, intimidações, vandalismos e ataques contra jornalistas.
Os números mostram crescimento no número de mortes. Em 2013, foram mortos cinco jornalistas. Em 2014, foram sete. Em uma comparação internacional, ser jornalista no Brasil, aponta a associação, só não é mais arriscado do que na Síria, no Iraque, no México e na França ­que foi alvo de dois ataques terroristas no ano passado. No primeiro ataque, em janeiro do ano passado, oito profissionais do humorístico Charlie Hebdo, foram mortos.
O ano de 2015 foi cruel para a atividade jornalística, diz Daniel Slaviero, presidente da Abert. "O profissional de imprensa se transformou em alvo. Está havendo uma inversão de valores." A maioria das mortes aconteceu no Nordeste, com seis casos. As outras duas foram registradas no Sudeste e no Centro-Oeste.

Em todos os casos, foram jornalistas homens que investigavam irregularidades de políticos, segundo Slaviero. "É necessário que haja investigação e punição exemplar nesses casos", diz.
Apesar do crescimento no número de mortes, o Brasil ganhou doze posições no ranking da ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras. O país passou da posição 111 para a 99, em uma lista de 180 nações. "É no mínimo embaraçoso estar comparado com países em estado de guerra", afirma Slaviero.
Fonte: FolhaPe

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193