Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

POLÍCIA FEDERAL PRENDE GERENTE DO BANCO DO BRASIL EM CHÃ GRANDE



JC Online

Acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato, o gerente da agência do Banco do Brasil em Chã Grande, Fernando Nazareno Santos de Arruda, foi preso nesta terça-feira (24) e vai cumprir prisão preventiva. A ação faz parte da Operação Pulverização, que foi deflagrada em cinco municípios da região (Belém de Maria, Água Preta, Palmares, Catende e Caruaru) na semana passada, a partir do dia 19. Ela é o resultado de seis meses de investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O gerente foi acusado de facilitar as operações financeiras de uma organização, que movimentava dinheiro através de contas da agência onde trabalhava.  O rombo no erário público supera R$ 3 milhões.  Arruda é acusado de fazer transferências de somas expressivas de sua conta pessoal para contas de outras pessoas, que funcionavam como “laranjas” dentro do esquema fraudulento. Segundo a promotora de Justiça Vanessa Cavalcanti de Araújo, a agência do Banco de Brasil em Palmares administrava as contas das empresas fantasmas pertencentes à organização.  

DESVIOS - O MPPE havia recebido denúncias sobre desvios de recursos públicos em Belém de Maria, e aberto investigações entre 2013 e julho deste ano.  Os resultados apontam a existência de cinco empresas de fachada,  sediadas de forma fictícia nas cidades onde ocorreram as diligências e criadas para simular contratações com o município de Belém de Maria. Assim, eles conseguiam dispensas de licitação indevidas e participação irregular em licitações públicas, servindo de "canal" para desviar  recursos. Ao todo, apurou-se que as cinco empresas realizaram 369 empenhos, através da modalidade de dispensa de licitação, tendo como ordenador de despesas o ex-secretário de Finanças de Belém de Maria, Benevilson Laurêncio Duarte. 

“Uma das práticas comuns da organização criminosa era realizar serviços de dedetização, desratização e pulverização em prédios públicos a preços muito acima da média. Na tentativa de disfarçar os crimes, eles pulverizavam as fraudes através de várias empresas”, revelou o promotor de Justiça Frederico Guilherme da Fonseca.

Os crimes identificados pelo Gaeco foram fraudes de licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa, corrupção passiva e peculato. Além de Fernando Nazareno Santos de Arruda, já haviam sido presos Clécio Carlos Feitosa da Silva Filho, José Ginaldo Ferreira, Edvaldo Ferreira dos Santos, Júlio Ferreira dos Santos, Manoel Elivaldo Gomes da Silva e Benevilson Laurêncio Duarte (ex-secretário municipal de Finanças de Belém de Maria). Já Nicolas Mateus de Lima Santos foi detido por um dia para averiguar a sua participação, uma vez que em seu poder foram encontrados documentos das empresas investigadas.

As empresas investigadas são Júlio César dos Santos Eireli, pertencente a Júlio Ferreira dos Santos; CC Feitosa da Silva Filho – Águia Dourada produções, Eventos e Serviços, de propriedade de Clécio Carlos Feitosa da Silva Filho; JG Ferreira Pintura e Serviços, pertencente a José Ginaldo Ferreira; ME Gomes Artes e Serviços Eirelli, pertencente a Manoel Elivaldo Gomes da Silva; Edvaldo F. Dos Santos EPP, pertencente a Edvaldo Ferreira dos Santos.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193