Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulheres de Russinha concluem curso de ovos e trufas de chocolate

Postado em 13 de março de 2024

Como atividade dentro da grade pelo Dia Internacional da Mulher, aprendizado é pertinente principalmente neste período que antecede a Páscoa, quando existe grande procura e consumo do doce

15 mulheres de Russinha, na Zona Rural de Gravatá, estão com a oportunidade de ganhar renda extra na Semana Santa. Elas finalizaram o curso de ovos e trufas de chocolate, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes.


O curso aconteceu na 1ª Igreja Batista de Russinha que também se juntou à gestão municipal e cedeu o espaço. As participantes receberam certificado após a conclusão das aulas, que aconteceram na segunda (11) e na terça (12).

A equipe do Instituto Saberes é formada por Everaldo Silva, instrutor e coordenador do Instituto, Sandra Albuquerque, instrutora, e José Henrique, auxiliar de comunicação da instituição. 


Joseli Ramos, agricultora, adorou a experiência. “Foi uma experiência que eu nunca tive, pois foi a primeira vez que participei desse curso aqui em Russinha e espero participar de outros novamente e só tenho a agradecer a Prefeitura de Gravatá e a Secretaria da Mulher. Vou continuar fazendo as trufas para que eu possa vender em casa e na rua. Gostei muito desse curso, das trufas com vários sabores, os ovos e é muito importante a gente participar desse curso. Estou muito feliz, agradecida pelo carinho da professora e dos parceiros dela”. 


Ozeas Silva, administrador distrital de Russinha, agradece a prefeitura pelo investimento na capacitação dos moradores do local. “Hoje a gente vê grande alegria nas mulheres que antes não tinham essa oportunidade e hoje ela está tendo porque a prefeitura está chegando junto. A Secretaria da Mulher está de parabéns, porque a nossa comunidade sempre foi esquecida e hoje estamos vendo a oportunidade que essas mulheres vão ter, de ter sua renda e mais gente querendo fazer o curso. E a gente não vai parar aqui, vamos continuar. Tudo o que a gente busca para Russinha a gente tem e temos só a agradecer”. 


Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, falou que o curso foi pensado de forma estratégica. “Essa é mais uma atividade que estava prevista na grade de atividades referentes ao 8 de março e a partir de uma parceria já estabelecida com o Instituto Saberes, que vem mais uma vez a Gravatá e a gestão pública municipal acolhe e em consonância com isso promove esse curso aqui voltado para as mulheres do distrito de Russinha e de forma bem estratégica, com esse curso de trufas, chocolates, ovos de Páscoa, porque estamos nos aproximando da Semana Santa. Gravatá já faz parte desse calendário oficial das atividades do período e a ideia é essa, que a gente pudesse fazer essa junção de forças e chegar nesse grande resultado. E na perspectiva de geração de renda, que as mulheres que se interessarem possam fazer disso um meio rentável, que é agora na Semana Santa poder produzir e vender ovos de Páscoa, trufas e complementando dizer mais uma vez que em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, no Tardes no Polo, já está garantido um estande onde as mulheres que quiserem vão estar lá expondo, vendendo os produtos de chocolate”. 


A procura pelo curso foi tão grande no distrito que a Prefeitura de Gravatá entendeu a necessidade de uma nova turma. Nas próximas segunda (18) e terça (19) outras 15 mulheres terão a oportunidade de fazer o mesmo curso de ovos e trufas de chocolate.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a