Postado em 13 de março de 2024
Como atividade dentro da grade pelo Dia Internacional da Mulher, aprendizado é pertinente principalmente neste período que antecede a Páscoa, quando existe grande procura e consumo do doce
15 mulheres de Russinha, na Zona Rural de Gravatá, estão com a oportunidade de ganhar renda extra na Semana Santa. Elas finalizaram o curso de ovos e trufas de chocolate, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes.
O curso aconteceu na 1ª Igreja Batista de Russinha que também se juntou à gestão municipal e cedeu o espaço. As participantes receberam certificado após a conclusão das aulas, que aconteceram na segunda (11) e na terça (12).
A equipe do Instituto Saberes é formada por Everaldo Silva, instrutor e coordenador do Instituto, Sandra Albuquerque, instrutora, e José Henrique, auxiliar de comunicação da instituição.
Joseli Ramos, agricultora, adorou a experiência. “Foi uma experiência que eu nunca tive, pois foi a primeira vez que participei desse curso aqui em Russinha e espero participar de outros novamente e só tenho a agradecer a Prefeitura de Gravatá e a Secretaria da Mulher. Vou continuar fazendo as trufas para que eu possa vender em casa e na rua. Gostei muito desse curso, das trufas com vários sabores, os ovos e é muito importante a gente participar desse curso. Estou muito feliz, agradecida pelo carinho da professora e dos parceiros dela”.
Ozeas Silva, administrador distrital de Russinha, agradece a prefeitura pelo investimento na capacitação dos moradores do local. “Hoje a gente vê grande alegria nas mulheres que antes não tinham essa oportunidade e hoje ela está tendo porque a prefeitura está chegando junto. A Secretaria da Mulher está de parabéns, porque a nossa comunidade sempre foi esquecida e hoje estamos vendo a oportunidade que essas mulheres vão ter, de ter sua renda e mais gente querendo fazer o curso. E a gente não vai parar aqui, vamos continuar. Tudo o que a gente busca para Russinha a gente tem e temos só a agradecer”.
Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, falou que o curso foi pensado de forma estratégica. “Essa é mais uma atividade que estava prevista na grade de atividades referentes ao 8 de março e a partir de uma parceria já estabelecida com o Instituto Saberes, que vem mais uma vez a Gravatá e a gestão pública municipal acolhe e em consonância com isso promove esse curso aqui voltado para as mulheres do distrito de Russinha e de forma bem estratégica, com esse curso de trufas, chocolates, ovos de Páscoa, porque estamos nos aproximando da Semana Santa. Gravatá já faz parte desse calendário oficial das atividades do período e a ideia é essa, que a gente pudesse fazer essa junção de forças e chegar nesse grande resultado. E na perspectiva de geração de renda, que as mulheres que se interessarem possam fazer disso um meio rentável, que é agora na Semana Santa poder produzir e vender ovos de Páscoa, trufas e complementando dizer mais uma vez que em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, no Tardes no Polo, já está garantido um estande onde as mulheres que quiserem vão estar lá expondo, vendendo os produtos de chocolate”.
A procura pelo curso foi tão grande no distrito que a Prefeitura de Gravatá entendeu a necessidade de uma nova turma. Nas próximas segunda (18) e terça (19) outras 15 mulheres terão a oportunidade de fazer o mesmo curso de ovos e trufas de chocolate.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário