Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Agora é realidade: Gravatá tem sinal de TV digital e transmite imagem e áudio em alta definição para toda cidade

Postado em 10 de novembro de 2023

O sinal digital permite a transmissão com maior eficiência e mais opções de programação, reduzindo as interferências e ruídos que eram comuns no sinal analógico

Gravatá deixa o sinal analógico para trás e dá as boas-vindas ao futuro. O prefeito da cidade, Joselito Gomes, esteve no Alto do Cruzeiro, na tarde da quinta (09), para acompanhar a ligação do sinal digital da cidade. 


O chefe do executivo estava acompanhado do secretário de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá, Rodolfo Lima, e do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Janael Martins.

Para chegar a mais essa conquista para a população de Gravatá, o primeiro passo foi o interesse na adesão do município ao Programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), em novembro de 2021. 


A segunda etapa foi a instalação da torre de 20 metros de altura, que recebeu as antenas na terceira etapa e agora o momento mais esperado: a distribuição do sinal para toda a cidade. 


Antônio Revoredo, engenheiro de instalação do sistema de TV Digital, explicou como vai funcionar o novo sistema. “Nós instalamos as estações de TV Digital nos municípios do Brasil inteiro, pelo Programa Seja Digital. Atendemos a região que compreende Pernambuco, Alagoas, Sergipe e uma parte da Bahia. Nós instalamos a estação de TV Digital aqui em Gravatá, que foi contemplada desta vez, que já estava na programação há muito tempo, mas por alguns empecilhos de logística só hoje chegamos por aqui. Mas já está funcionando para a alegria da população. São 13 canais oficiais, mas desses têm dois canais que abrem cada um quatro serviços, ou seja, você tem o canal 4, por exemplo, daí fica 4, 4.1, 4.2, 4.3. Então dos canais abrem oito serviços e juntando com os outros serão 19 serviços no ar. A qualidade de imagem full HD, os equipamentos são de última geração, qualidade extraordinária de imagem e de áudio, tudo isso vale a pena e a programação variada, tanto educativa, como de entretenimento para a população, isso é importante”. 


De acordo com o prefeito Joselito Gomes: “este é um convênio do Governo Federal com a prefeitura de Gravatá. Ao longo desse tempo alguns passos foram dados, algumas etapas foram vencidas e hoje aqui estou para dizer que em Gravatá já temos o sinal digital. 19 canais já podem ser acessados e você terá uma boa imagem, HD, dentro da sua casa. Isso é muito importante para nossa população em Gravatá, com sinais de emissoras como TV Asa Branca, TV Jornal, TV Guarapes e etc. Importante é que você tenha uma programação bem diversificada para você escolher o que achar melhor para assistir e acompanhar. Tudo isso acontece porque o compromisso que temos é com as pessoas”. 

Os usuários do Cadastro Único de Gravatá receberam o kit gratuito contendo os equipamentos necessários para receberem o sinal digital, com antena digital e conversor. Agora, os equipamentos podem ser instalados e, nos ajustes da TV, solicitar a busca automática de canais, para atualizar seu equipamento e receber o sinal em alta definição.


Os canais digitais e os respectivos números são: 

08 - TV Câmara
14 - TV News
15 - Rede Vida
17 - TV Asa Branca
21 - TV Jornal
22 - RBC TV
26 - Rede 21
30 - TV RIT
33 - TV Brasil
39 - Rede TV
42 - TV Guararapes
48 - TV Acrítica
50 - TV Vitória


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...