Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Agora é realidade: Gravatá tem sinal de TV digital e transmite imagem e áudio em alta definição para toda cidade

Postado em 10 de novembro de 2023

O sinal digital permite a transmissão com maior eficiência e mais opções de programação, reduzindo as interferências e ruídos que eram comuns no sinal analógico

Gravatá deixa o sinal analógico para trás e dá as boas-vindas ao futuro. O prefeito da cidade, Joselito Gomes, esteve no Alto do Cruzeiro, na tarde da quinta (09), para acompanhar a ligação do sinal digital da cidade. 


O chefe do executivo estava acompanhado do secretário de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá, Rodolfo Lima, e do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Janael Martins.

Para chegar a mais essa conquista para a população de Gravatá, o primeiro passo foi o interesse na adesão do município ao Programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), em novembro de 2021. 


A segunda etapa foi a instalação da torre de 20 metros de altura, que recebeu as antenas na terceira etapa e agora o momento mais esperado: a distribuição do sinal para toda a cidade. 


Antônio Revoredo, engenheiro de instalação do sistema de TV Digital, explicou como vai funcionar o novo sistema. “Nós instalamos as estações de TV Digital nos municípios do Brasil inteiro, pelo Programa Seja Digital. Atendemos a região que compreende Pernambuco, Alagoas, Sergipe e uma parte da Bahia. Nós instalamos a estação de TV Digital aqui em Gravatá, que foi contemplada desta vez, que já estava na programação há muito tempo, mas por alguns empecilhos de logística só hoje chegamos por aqui. Mas já está funcionando para a alegria da população. São 13 canais oficiais, mas desses têm dois canais que abrem cada um quatro serviços, ou seja, você tem o canal 4, por exemplo, daí fica 4, 4.1, 4.2, 4.3. Então dos canais abrem oito serviços e juntando com os outros serão 19 serviços no ar. A qualidade de imagem full HD, os equipamentos são de última geração, qualidade extraordinária de imagem e de áudio, tudo isso vale a pena e a programação variada, tanto educativa, como de entretenimento para a população, isso é importante”. 


De acordo com o prefeito Joselito Gomes: “este é um convênio do Governo Federal com a prefeitura de Gravatá. Ao longo desse tempo alguns passos foram dados, algumas etapas foram vencidas e hoje aqui estou para dizer que em Gravatá já temos o sinal digital. 19 canais já podem ser acessados e você terá uma boa imagem, HD, dentro da sua casa. Isso é muito importante para nossa população em Gravatá, com sinais de emissoras como TV Asa Branca, TV Jornal, TV Guarapes e etc. Importante é que você tenha uma programação bem diversificada para você escolher o que achar melhor para assistir e acompanhar. Tudo isso acontece porque o compromisso que temos é com as pessoas”. 

Os usuários do Cadastro Único de Gravatá receberam o kit gratuito contendo os equipamentos necessários para receberem o sinal digital, com antena digital e conversor. Agora, os equipamentos podem ser instalados e, nos ajustes da TV, solicitar a busca automática de canais, para atualizar seu equipamento e receber o sinal em alta definição.


Os canais digitais e os respectivos números são: 

08 - TV Câmara
14 - TV News
15 - Rede Vida
17 - TV Asa Branca
21 - TV Jornal
22 - RBC TV
26 - Rede 21
30 - TV RIT
33 - TV Brasil
39 - Rede TV
42 - TV Guararapes
48 - TV Acrítica
50 - TV Vitória


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a