Postado em 13 de setembro de 2023
A Assembleia Legislativa de Pernambuco instalou, ontem (12/09), a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop/PE). Parlamentares e lideranças cooperativistas participaram da reunião do colegiado, coordenado pelo deputado estadual Waldemar Borges e que contou com a participação do presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, do coordenador da Comissão do Cooperativismo na OAB/PE, Luiz Alves, e com os dirigentes José Cláudio da Silva (Cooates), Alexandre Andrade Lima (Coaf), Almir Miranda (Sicoob Pernambuco) e Odilon Barros (Cermesfra), além dos deputados Joaozinho Tenório, José Patriota, Luciano Duque, Antônio Coelho, Jarbas Filho, Sileno Guedes e Antônio Moraes. Ainda fazem parte da Frencoop os deputados Izaías Regis, João Paulo, Jefferson Timoteo, Simone Santana, Joaquim Lira, Rodrigo Farias e João Paulo Costa, que não puderam estar presentes na reunião de instalação.
“Essa Frente enxerga no Cooperativismo um caminho para um tipo de empreendimento que possui características próprias e muito positivas. É uma forma democrática de organização, na qual os participantes têm participação igual, na base de ‘um associado-um voto’, e o fruto do esforço, com seus resultados financeiros, retornam aos cooperados numa divisão mais justa,” afirmou Waldemar Borges.
O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, disse que a meta é atingir até 2027 um trilhão de prosperidade no Brasil para continuar o processo de construção de uma sociedade mais democrática, mais participativa, que é o que o Cooperativismo faz. A Frente é uma grande vitrine para o Poder Público se colocar porque temos essa grande possibilidade de ser parceiro nesse processo rumo a uma sociedade mais inclusiva”, ressaltou.
Também participaram da reunião várias cooperativas e integrantes do Fórum Lixo e Cidadania (Flic-PE), que foram ao lançamento da exposição fotográfica Heróis Invisíveis, um registro, no olhar de fotógrafos e repórteres da Alepe, sobre histórias e marcos da luta de catadores de resíduos sólidos por reconhecimento, direitos e melhorias de vida. A exposição acontece no hall superior do edifício Miguel Arraes na Alepe até o fim do mês de setembro.
Fotos: Roberto Pereira Jr
Comentários
Postar um comentário