Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CAPS leva palestra sobre valorização da vida para agentes da Guarda Municipal

Postado em 20 de setembro de 2023

Evento está dentro das atividades do Setembro Amarelo e se propõe a cuidar de quem trabalha para a segurança da população

Setembro Amarelo é a temática trabalhada nesse mês para trazer um alerta sobre problemas emocionais e/ou psicológicos que podem levar algumas pessoas a tirarem a própria vida. Dentro desse tema, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, levou aos agentes da Guarda Civil Municipal - GCM uma palestra dinâmica sobre a valorização da vida.


Esses profissionais lidam diariamente com uma rotina pesada e lidam com diversas pessoas que podem ou não estar passando por momentos difíceis. Por isso, além de apresentar alternativas para trabalhar os problemas que os guardas possam ter, porventura, esse momento visou preparar esses profissionais para lidar com pessoas que estejam passando por momentos similares.


O comandante da GCM, André Paiva, ressalta a importância desse momento para os guardas. ”A Secretaria de Saúde está realizando essa ação importante para a corporação da Guarda Municipal, dentro do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, e nós agora seremos multiplicadores para repassar para a população gravataense que se precisar, peça ajuda, pois nós estamos à disposição e é esse o compromisso que o município tem com as pessoas.”


O psicólogo Lamartine Silva avalia que ”levar essas informações para os guardas municipais irá proporcionar que eles identifiquem problemas que possam estar passando para procurarem ajuda e cuidarem de si mesmos, já que passam por uma rotina tão desgastante para seu emocional.”


A coordenadora do CAPS II, Patrícia Silva, destaca que ”com tudo o que apresentamos aqui hoje, os guardas municipais estarão mais preparados para cuidarem das pessoas que no dia a dia precisam de uma ajuda para lutarem pela vida. Esse é o nosso papel: cuidar de quem cuida.”

O vereador Neném de Uruçu participou deste evento.


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...