Postado em 23 de agosto de 2023
Secretaria da Mulher e Saúde promovem palestra e ações que trabalham o combate e enfrentamento à violência contra a mulher
Na terça-feira (22), a equipe da Secretaria da Mulher foi até a Unidade de Saúde da Família Ricardo Valmir, no bairro Alpes Suíço, dedicar uma manhã de palestra alusiva ao Agosto Lilás, com orientação sobre o combate à violência doméstica para as mulheres. Dentro da grade de atividades, os agentes de Saúde e equipe da unidade de saúde também promoveram um dia inteiro com ações de beleza, atendimentos e entrega de brindes. Neste dia, a unidade também participa da ação de horário estendido, com funcionamento até às 19h.
Professora aposentada e artista, Vânia Moura, fala da importância em participar dessa ação que traz informações fundamentais sobre o combate à violência doméstica: “Esse trabalho preventivo é fundamental porque a gente sabe que por falta de orientação pode-se se chegar a uma conseqüência drástica, então, fazendo esse trabalho de orientação preventivo vai realmente orientando e fazendo com que elas não cheguem à última instância para buscar uma colaboração do órgão que foi fundado com esse objetivo de apoiar a mulher, que é a Secretaria da Mulher”.
A Secretaria da Mulher promove uma programação de atividades dedicada ao Agosto Lilás em vários pontos da cidade, com intuito de ajudar mulheres que sofrem violência doméstica. A psicóloga do Centro de Referência da Mulher (CRM), Juliana Vieira, junto com a equipe levou várias informações de como se precaver diante desses casos: “A grade das atividades do Agosto Lilás está bem extensa e a gente teve oportunidade de ser convidado através da equipe de saúde para vir fazer essa palestra que é parra o fim da violência doméstica aqui no Alpes Suíço. Estamos compartilhando informações com toda a população que aqui se encontra no posto, que dá direito sobre as mulheres e informando aqui pra elas como realizamos nosso trabalho no CRM, que muitas não conheciam a nossa secretaria, e fazendo com que elas compartilhem com quem está sofrendo violência e denunciem através do telefone 180 ou indo direto ao nosso Centro de Referência da Mulher”.
Reportagem: com colaboração de Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva
Comentários
Postar um comentário