Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mais Turismo e Cultura: Lançamento do Vagão Museu Estação Gravatá tem noite concorrida

Postado em 18 de agosto de 2023

Inauguração foi uma verdadeira confraternização entre gestão municipal e sociedade em mais um momento festivo que demonstra a valorização da cultura

A cidade de Gravatá teve uma noite memorável nesta quinta-feira (17), com a inauguração do mais novo equipamento turístico e cultural da cidade: o Vagão Museu Estação Gravatá.


Para celebrar o momento, que teve a presença do prefeito da cidade, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, demais secretários municipais e executivos, trade turístico, produtores culturais, artistas, sociedade e imprensa, o Vagão Museu Estação Gravatá recebe a exposição fotográfica: “Pare, olhe, escute - Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco”. 


Na ocasião, houve também apresentação da Associação do Maracatu Sol Brilhante, Boi do Caruá e o pífano do Mestre Ciel, além do Grupo de Dança Wanderson José, com uma performance dos carteiros dos tempos antigos chegando na estação. 


Fátima Vieira, artesã e presidente da Associação dos Artesãos de Gravatá, destacou que o próprio poder público teve interesse em melhorar o espaço com a revitalização do vagão. “Essa inauguração vai valorizar o artesão, aumentar o fluxo de turistas no espaço, o que vai melhorar muito as nossas vendas. Eles já vinham antes, imagine agora. É uma valorização por parte da gestão municipal e a gente não precisou correr atrás para isso”.


Rodrigo Dutra, proprietário do Rancho das Palmeiras e presidente da AGIT - Associação Gravataense de Incentivo ao Turismo, estava junto com o tesoureiro da instituição, Tarcísio Batista, prestigiando a inauguração. Para ele, será um divisor de águas para o turismo da cidade. “Nós realizamos o passeio saindo de toyota daqui de Gravatá, dos hotéis, condomínios, do Colégio Salesianas, e com esse trabalho que a prefeitura está fazendo, de desenvolver a estação com o museu itinerante, vamos fazer nosso ponto de embarque na Estação do Artesão. Então sábados, domingos e feriados o Rancho das Palmeiras vai fazer o passeio para a Rota das Cachoeiras embarcando daqui para movimentar a cultura, o artesanato de Gravatá. Turismo é cultura, compra, natureza, lazer, então tem vários equipamentos que a prefeitura está cuidando, com o secretário Marllon à frente, e que está tendo esse olhar de colocar Gravatá dentro dos turistas. A gente quer que eles saiam dos hotéis e condomínios e consumam a cidade”.   


Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, falou satisfeito: “mais um equipamento turístico está sendo entregue ao povo de Gravatá, uma estação que estava esquecida nas gestões passadas. O Vagão Museu Estação Gravatá vai continuar funcionando com os artesãos ocupando os dois grandes salões, mas o hall de entrada está funcionando um Centro de Informações Turísticas, aliado ao que já existe, revitalizamos um dos vagões, que vai funcionar como um museu de exposições itinerantes. Nessa primeira exposição conta toda a história da malha ferroviária de Pernambuco e a cada 60 dias vamos trocar as exposições. Vale frisar que hoje assinamos o termo de cessão e permissão de cooperação técnica para o Sol Brilhante, ou seja, aqui vai funcionar um centro cultural em que eles vão poder ensinar crianças a fazer instrumentos, ensinar aulas de maracatu, que era mais uma parte da cultura que era esquecida. É isso: o prefeito Joselito fomentando a cultura da nossa cidade, porque o compromisso é com as pessoas”.  


O prefeito Joselito Gomes exaltou o momento turístico e cultural da cidade. “Um momento muito especial, na estação ferroviária, um espaço histórico, uma referência em nosso município e inaugurando essa exposição que conta a história desse patrimônio ferroviário em Pernambuco. Aqui temos o início de tudo, passo a passo e principalmente essa história que acontece também no município. O esforço que nossa gestão vem fazendo para que nossa cultura seja valorizada, divulgada, com aprovação da população e com certeza as pessoas estarão visitando, estarão aprovando, porque é dessa forma que a gestão trabalha, com compromisso com as pessoas”.   


Os vereadores Nego Suíno e Régis da Compesa estiveram no evento de lançamento representando o poder legislativo de Gravatá. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193