Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: QUANDO BATE A SAUDADE!

Postado em 01 de julho de 2023

Saudades tenho dos dias tristes da minha infância, quando almejava ganhar o mundo e alcançar as estrelas.

De repente, quando a rotina agitada do dia a dia tira uma folga e o tempo desacelera, o dia fica mais bonito e cheio de graça, trazendo consigo um ar mais puro onde as cores da vegetação se intensificam em um verde deslumbrante e as nuvens parecem realmente serem de algodão. Nesse momento, as doces lembranças começam a habitar o nosso imaginário saudosista. 


São lembranças longínquas, que nos remetem a um tempo distante, mas que se fazem tão presentes em nossos pensamentos. Às vezes, são lembranças pequenas que marcaram a nossa infância ou até mesmo a nossa juventude e que teimam em aparecer nesses dias ensolarados de verão, trazendo um saudosismo que beira a tristeza. 

Saudades tenho dos dias tristes da minha infância, quando almejava ganhar o mundo e alcançar as estrelas. Fitava o Leste e previa, mesmo que intrinsicamente, que um dia aquela estrada que levava ao mar seria o meu destino a seguir. Sempre que olhava no sentido do mar, a claridade do céu se intensificava e o meu coração, em comunhão com a minha mente, parecia que me empurrava naquela direção.


Hoje, muito tempo depois, essa mesma sensação se intensifica toda vez que o dia tem a sua claridade intensificada. Só que dessa vez, a vontade é de fazer o caminho inverso. Sinto saudades daqueles domingos matinais, que culminavam com aquelas tardes ensolaradas acompanhadas de brisas frias, um céu de azul mais intenso e que terminavam sempre um arrebol lindo e tranquilo, como a um bebê quando dorme. 

Mas, eis que no meio aos meus devaneios saudosistas, pela janela do carro enxergo a presença fria e sombria de um cemitério. Daí, entro em órbita de mim mesmo e recupero a consciência, a qual me diz que sonhar é bom, mas viver a realidade de maneira intensa e do jeito que for, vale muito mais a pena, pois depois que passamos para o lado de dentro do cemitério, não temos como voltar para recuperarmos tudo aquilo que poderíamos ter vivido, mas que por convenções humanas e até mesmo por causa de um pouco de medo, deixamos de viver tudo o que há para ser vivido. 


Abro uma cerveja bem gelada, respiro fundo, busco inspiração na natureza e sigo em frente. Amanhã sempre será um novo dia e uma nova oportunidade para sermos felizes.

Comentários

  1. Um texto que fala de saudade com muito lirismo. A linguagem figurada ajudou a trazer doces sentimentos à tona. Parabéns, você é um escritor nato e bastante talentoso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193