Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: QUANDO BATE A SAUDADE!

Postado em 01 de julho de 2023

Saudades tenho dos dias tristes da minha infância, quando almejava ganhar o mundo e alcançar as estrelas.

De repente, quando a rotina agitada do dia a dia tira uma folga e o tempo desacelera, o dia fica mais bonito e cheio de graça, trazendo consigo um ar mais puro onde as cores da vegetação se intensificam em um verde deslumbrante e as nuvens parecem realmente serem de algodão. Nesse momento, as doces lembranças começam a habitar o nosso imaginário saudosista. 


São lembranças longínquas, que nos remetem a um tempo distante, mas que se fazem tão presentes em nossos pensamentos. Às vezes, são lembranças pequenas que marcaram a nossa infância ou até mesmo a nossa juventude e que teimam em aparecer nesses dias ensolarados de verão, trazendo um saudosismo que beira a tristeza. 

Saudades tenho dos dias tristes da minha infância, quando almejava ganhar o mundo e alcançar as estrelas. Fitava o Leste e previa, mesmo que intrinsicamente, que um dia aquela estrada que levava ao mar seria o meu destino a seguir. Sempre que olhava no sentido do mar, a claridade do céu se intensificava e o meu coração, em comunhão com a minha mente, parecia que me empurrava naquela direção.


Hoje, muito tempo depois, essa mesma sensação se intensifica toda vez que o dia tem a sua claridade intensificada. Só que dessa vez, a vontade é de fazer o caminho inverso. Sinto saudades daqueles domingos matinais, que culminavam com aquelas tardes ensolaradas acompanhadas de brisas frias, um céu de azul mais intenso e que terminavam sempre um arrebol lindo e tranquilo, como a um bebê quando dorme. 

Mas, eis que no meio aos meus devaneios saudosistas, pela janela do carro enxergo a presença fria e sombria de um cemitério. Daí, entro em órbita de mim mesmo e recupero a consciência, a qual me diz que sonhar é bom, mas viver a realidade de maneira intensa e do jeito que for, vale muito mais a pena, pois depois que passamos para o lado de dentro do cemitério, não temos como voltar para recuperarmos tudo aquilo que poderíamos ter vivido, mas que por convenções humanas e até mesmo por causa de um pouco de medo, deixamos de viver tudo o que há para ser vivido. 


Abro uma cerveja bem gelada, respiro fundo, busco inspiração na natureza e sigo em frente. Amanhã sempre será um novo dia e uma nova oportunidade para sermos felizes.

Comentários

  1. Um texto que fala de saudade com muito lirismo. A linguagem figurada ajudou a trazer doces sentimentos à tona. Parabéns, você é um escritor nato e bastante talentoso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...