Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

São João da Gente chega ao distrito de São Severino com muita animação e tradição junina

Postado em 14 de julho de 2023

Festividade que faz parte do São João de Gravatá também acontece em Mandacaru, Uruçu-Mirim e Avencas

Na quinta-feira (13), aqueles que pensaram que o São João em Gravatá tinha acabado, se enganaram. O distrito de São Severino, localizado na Zona Rural da cidade, recebeu a festividade com muita alegria, forró pé de serra, apresentações de quadrilha e Bacamarteiros. 


A comunidade compareceu em peso para conferir de perto e aproveitar essa festividade tão esperada por todos. O grupo Bacamarteiros Pé de Serra encantou a todos com seus atiradores, que usam o bacamarte para efetuar disparos de pólvora seca em manifestações populares e fizeram com que todos pudessem apreciar as apresentações.  

Logo em seguida, a quadrilha junina entrou em cena, trazendo consigo os encantos da cultura nordestina. Com suas coreografias coloridas e animadas, a quadrilha Junina Traquejo deu um verdadeiro show, deixando todos os presentes encantados. 

O arrastado do pé ficou por conta da banda Expresso é Show, que animou o público com músicas do forró tradicional. 

O prefeito Joselito Gomes esteve presente junto a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a administradora distrital de São Severino, Jocilene Ferreira, o administrador distrital de Mandacaru, Roberval, os vereadores Cabritinha e Tonho da Rodoviária, além de secretários e executivos da gestão municipal.


José Diniz conhecido como Nego da Local Link, sócio-proprietário da Local Link, veio da cidade com sua esposa e filha para curtir a festa no distrito: "Como a gente curte muito a cultura gravataense, a gente soube que estava uma cultura no distrito de São Severino, juntamente com a banda local, com a quadrilha Traquejo e os Bacamarteiros. A gente veio de Gravatá para cá poder acompanhar a festa porque queira quer não é uma cultura de Gravatá que está sendo distribuída em todo território", destacou. 


A administradora distrital de São Severino, Jocilene Ferreira, falou de como é importante o olhar do prefeito Joselito Gomes para promover e fomentar a cultura nordestina no distrito: "É uma cultura que o pessoal daqui da região curte muito, estavam esperando muito o São João em si. A comunidade está muito satisfeita com o trabalho do prefeito porque só nessa gestão que a comunidade conseguiu alcançar isso, de ter uma festa dedicada ao distrito sobre a cultura do nordeste e curtir o São João na própria comunidade".


O prefeito Joselito Gomes, estava radiante com as apresentações que aconteceram no distrito na noite de quinta: "De modo que todos os distritos serão contemplados com essa festa maravilhosa, é uma festa família, a população de São Severino está aqui se divertindo, presente, participando, se divertindo apresentação de quadrilha, bacamarteiro, uma banda com repertório excelente, comidas típicas, a fogueira e tudo isso tem haver com nossa cultura nordestina. O trabalho avança porque nosso compromisso é com as pessoas".


Para que a comunidade aproveitasse o momento de forma tranquila, a segurança do São João da Gente no distrito de São Severino foi feita pela Guarda Civil Municipal de Gravatá e pela Polícia Militar de Pernambuco. 

O São João da Gente em Gravatá continua a todo vapor, levando diversão e tradição para os diversos distritos e comunidades da região. É uma oportunidade de celebrar a cultura nordestina, fortalecer os laços comunitários e curtir momentos inesquecíveis ao som do autêntico forró pé de serra.


Confira a programação do São João da Gente nos distritos:

Mandacaru:
Sexta - 14/07 às 20h
Junina Traquejo
Grupo Junino Farrear
Cydia Lima
Michel Brocador

Uruçu-Mirim: 
Sábado - 15/07 às 19h
Junia Portal do Agreste
Bacamarteiros Batalhão 78
Danilo Henrique
Renato Souza

Avencas:
Domingo - 16/07 às 18h
Grupo Junina Farrear
Junina Rastapé
Gercino Vanerão
Léo do Acordeon


Reportagem: Mathilde Souza 
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a