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Projeto da Alepe que aproxima estudantes do Legislativo é destaque em encontro nacional

Postado em 16 de junho de 2023

A experiência vem sendo realizada pela Escola do Legislativo em parceria com outras instituições

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da Escola do Legislativo (Elepe), apresentou em Campo Grande, no Mato Grosso, o ‘Projeto Ciranda Legislativa’, durante o 37° Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). 


O projeto visa aproximar estudantes do curso de Direito das ações do Poder Legislativo de Pernambuco, além de promover troca de conhecimentos e informações através de aulas, palestras e seminários. 

A experiência vem sendo realizada em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), com apoio da Unesco. 

Durante a conferência no Mato Grosso, o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, explicou o processo híbrido de aprendizagem do projeto, que mescla atividades remotas e presenciais. Além dos encontros na universidade, os alunos também acompanham aulas do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). 


Durante a vivência, os alunos da Unicap aprendem ainda sobre o funcionamento do sistema legislativo brasileiro, como os trabalhos das comissões permanentes, e acompanham as discussões e votações de projetos nas Casas Legislativas. A experiência aborda ainda os processos de elaboração, tramitação e votação de projetos de lei.  

No “Ciranda Legislativa”, os universitários ainda vivenciam in loco o funcionamento da Alepe e do TCE. O projeto já ofereceu aulas e palestras para cerca de 350 estudantes do primeiro semestre do curso de Direito da Unicap no âmbito da disciplina Teoria Política do Estado. 


De acordo com José Humberto, a ação funciona como uma importante atividade extracurricular. “O Ciranda Legislativa é um ponto de encontro entre a teoria e prática. Nossa meta é ampliar o projeto para outras universidades”.

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