Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coceira no ouvido pode ser indicativo de infecções e alergias

Postado em 05/05/23

Se você costuma coçar o ouvido com frequência, é preciso ficar atento. A coceira constante pode indicar a presença de outros problemas, como alergias, corpos estranhos no ouvido e até infecções. 

“O ouvido coçar é uma queixa bastante frequente. Pode ter diversas causas e nunca deve ser menosprezada, pois mesmo que não haja doença propriamente dita, que seja só hábito daquele paciente, sendo recorrente, pode causar uma otite pelo trauma da coceira”, afirma a otorrinolaringologista Raquel Ferraz, do Hospital Santa Luzia, que integra a rede Vision One.


As condições subjacentes da coceira no ouvido mais comuns são o acúmulo de cera, infecções ou alergia na região. No primeiro caso, o excesso de cera pode causar irritação na área. É importante não tentar usar cotonetes para remover a substância, pois é possível empurrá-la ainda mais profundamente no canal auditivo. O ideal é consultar um médico ou profissional de saúde para fazer a remoção da cera de forma segura.

A coceira pode ser também um indicativo de uma infecção no ouvido, como a otite externa. Além da coceira, a otite causa dor e inflamação na região. Já em casos de alergia, sintomas como espirros e coriza também podem aparecer junto ao incômodo da coceira.

“Um ouvido que não produz muita cera é um ouvido que geralmente coça. Então, excesso de limpeza com cotonete, por exemplo, já pode ser uma causa. Alergias e eczemas são outras causas possíveis. Otite por fungo, também chamada de otomicose, frequente demais em quem usa fone de ouvido, também entra no diagnóstico diferencial”, enumera a otorrinolaringologista Raquel Ferraz. 


“E, menos frequente, mas que também não pode deixar de ser lembrado, é o refluxo, que também pode causar coceira no ouvido e na garganta”, complementa a especialista do Hospital Santa Luzia.

Seja qual for a causa, é importante que o paciente investigue com o auxílio de um especialista. A recomendação é evitar o uso de qualquer líquido ou objeto dentro do ouvido. Limpar a área externa da orelha, de forma suave e com o auxílio de uma toalha, pode ajudar. Caso a coceira seja decorrente de um quadro de alergia, é possível utilizar medicamentos antialérgicos, mas o fundamental é procurar um médico para descobrir a causa do problema e o melhor tratamento. “Qualquer coceira em excesso deve ser acompanhada por especialista. Mesmo afastadas as causas patológicas, ela precisa ser combatida, pois costuma causar otite por trauma”, finaliza a otorrinolaringologista Raquel Ferraz.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193