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Prefeitura de Gravatá e Ministério Público de Pernambuco inauguram Centro do Projeto Orelhão Digital

Postado em 17/11/22

Em busca de inclusão, essa ferramenta irá beneficiar e ajudar os cidadãos que possuem dificuldades em navegar em sites da internet para resolver suas demandas

Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Gravatá e Ministério Público firmam mais uma parceria importante com a inauguração do Centro de Projeto Orelhão Digital, localizado na Central do Cidadão, na Rua Sérgio Loreto, S/N, por trás da Prefeitura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. 


Em busca de inclusão, os órgãos públicos promovem este serviço digital para a população com o intuito de suprir e ajudar nas dificuldades de acesso a esta ferramenta. Além de colaborar com as pessoas leigas na era digital com o devido suporte da agente especializada, Eudrielly Fradique, que vai contribuir nas orientações dos órgãos requisitados pela população. 


Vale destacar que os serviços oferecidos pelo projeto são de forma gratuita, só necessita apenas que o beneficiário busque a triagem do MPPE para agendamento prévio dos serviços, apresentando seus documentos pessoais e contato telefônico. 


O prefeito Joselito Gomes acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, junto aos secretários, executivos, servidores municipais, a chefe de gabinete, Liliane Costa, a promotora do MPPE, Fernanda Nóbrega e o promotor Ivan Viegas, inauguraram esse espaço acolhedor. 


Para a promotora de Justiça (MPPE) e coordenadora do projeto, Fernanda Nóbrega, esse serviço vai destravar e ajudar as pessoas que têm dificuldades com questões digitais: “O Orelhão Digital vai servir para que a pessoa possa fazer sua prova de vida, participar de audiências, tirar certidões nos órgãos judiciais a exemplo do TJ, a exemplo da Justiça Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, vai servir para registrar ocorrências se for necessário online. Todos os serviços online públicos e privados também, que possam ser ou que ofereçam a modalidade online poderão ser acessados através do Orelhão Digital”.


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, avalia essa parceria positiva que vai dar apoio e auxílio aos cidadãos: "Estamos hoje inaugurando e entregando a população de Gravatá este equipamento chamado Orelhão Digital justamente para facilitar a vida de muitas pessoas e você possa resolver tudo aqui que sozinho ou sozinha não está sabendo ou não está conseguindo realizar. E tudo isso acontece, serviços importantes e necessários são oferecidos à população porque nosso compromisso é com as pessoas".

Se liga nos serviços que Orelhão Digital oferece: 


ATENDIMENTO CELPE (Para todos os serviços são solicitados o CPF ou número do contrato) • Novo agendamento • Consultar agendamento/ cancelamento • Registro de denúncia na Ouvidoria • Reclamações • Emissão de fatura digital 

ATENDIMENTO COMPESA (Para todos os serviços são solicitados o CPF ou número do contrato) • Impressão da 2ª via de conta • Registro na Ouvidoria • Canal de denúncias • Solicitar nova ligação • Tabela de serviços e valores • Certidão negativa de débitos • Declaração de quitação de débitos • Reportar vazamento • Acompanhamento de protocolo • Serviço de informação • Agendamentos de serviços • Tarifa social • Revisão de consumo • Baixa de fatura • Emitir parcela de negociação de débitos • Contrato do cliente • Restabelecimento de ligação • Inclusão tarifa social • Religação de água • 2ª via de Contrato de Adesão • Acompanhamento de protocolo


INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (Serviços sem senha, apenas CPF e data de nascimento do contribuinte) • Agendamentos/Solicitações • Agendar perícia • Emitir Guia de Pagamento Social (GPS) • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) • Calendário de pagamento • Encontre uma agência • Verificar autenticidade de documento • Inscrever no INSS • Suporte (Ouvidoria) 

DETRAN/PE - DEPARTAMENTO DE TR NSITO DE PERNAMBUCO (Para todos os serviços será solicitado o CPF) • Agendamento e serviços online • Exames psicomédicos • Pessoas com deficiência • Legislação • Exame Toxicológico • Exame médico • Avaliação psicológica SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EXPRESSO CIDADÃO (Para todos os serviços será solicitados o CPF) • Agendamento para emissão do Registro Geral - RG • Agendamento da 2ª via de identidade • Agendamento para Carteira de Trabalho • Agendamento para Seguro Desemprego 


DELEGACIA ONLINE DE POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO (Para todos os serviços serão solicitados os dados pessoais e fornecimento de e-mail) • Registro de BO - Boletim de Ocorrências • Furto (celulares, documentos e outros) • Extravio (perda de celulares, documentos e outros) • Acidente de Trânsito (com dano material, sem vítima) • Pessoas desaparecidas • Violência contra a mulher e solicitação de medidas protetivas


SAÚDE NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL (nº CARTÃO SUS) (Todos os serviços serão ofertados de acordo com o portal da Secretaria de Saúde de cada município e cobertura da GERES - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE). 


RECEITA FEDERAL (CPF / nº do recibo de comprovante IR - Imposto de Renda) • Consultar o CPF (Cadastro Pessoa Física) • Agendamento para regularizar o CPF ( no caso do contribuinte que já conste na base de dados da Receita Federal) • Consultar o andamento situacional da Declaração do Imposto de Renda. 


PARTICIPAÇÃO EM AUDIÊNCIAS VIRTUAIS EM PROCESSOS JUDICIAIS E PROCEDIMENTOS EM ANDAMENTO NO MPPE • Participação através de link fornecido pelo órgão respectivo.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

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