Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Campanha “Seja um Doador, Doe Sangue no Hemope” é sucesso de procura em Gravatá

Postado em 22/10/22

Ação deste sábado (22) superou a expectativa, cuja meta era de 140 candidatos, e recebeu doação de 170 gravataenses

A população de Gravatá atendeu ao chamado da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco - Hemope, neste sábado (22), e compareceu em peso à Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Devaldo Borges, para participar da campanha “Seja um doador, doe sangue no Hemope”.


A meta da instituição era de atender 140 candidatos. Com a procura espontânea alta, foram 194 triados, 24 inaptos e 170 aptos, número que superou a expectativa de coleta do Hemope em Gravatá.


Ana Paula Alves de Oliveira, 30 anos, é professora. Ela foi uma dessas pessoas que teve empatia com o próximo e tirou alguns minutos do sábado dela para realizar a doação de sangue. “Esta é a segunda vez que faço doação. A primeira foi para minha irmã, que apesar de não estar aqui fisicamente, creio que ela está muito feliz por mais essa iniciativa em doar e acredito que é uma questão de empatia. Faço o meu convite a todas as pessoas para fazer essa doação, que é de extrema importância. Foi rápido, alguns minutinhos, o pessoal do Hemope é muito carinhoso. Eu já estava me organizando para ir para Caruaru, junto meu esposo, que também fez doação hoje e ficou bem melhor aqui, pois estamos na nossa casa, na nossa terrinha e foi bem mais fácil para fazer a doação”. 


Gabriela Ortega é assistente social e integra a equipe de captação de doadores do Hemope. Ela explica que “esta é uma ação que costumamos realizar durante o ano. Antes de sermos afetados pela pandemia da covid-19, a gente realizava essas ações de forma corriqueira e este ano retomamos aqui com o município de Gravatá com o intuito de abarcar esse público e nos ajudar nessa campanha em prol da vida e abastecer os estoques do Hemope. Fomos muito bem recebidos aqui e a procura foi muito alta. Informo que aquela pessoa que não pôde doar hoje, pode nos procurar no Hemocentro, no Recife, de segunda a sábado, de 7h15 às 18h30, munido de documento original com foto, estar bem de saúde, alimentar-se bem, que iremos recebê-lo”. 


Doador - Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve atender algumas condições, como ter idades entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior à doação, não estar em jejum, alimentar-se normalmente, evitando o consumo de comida gordurosa e de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. As pessoas maiores de 60 anos já devem ser doadoras do Hemope. Já os menores de idade também podem realizar doação de sangue, contanto que esse jovem menor de 16 e 17 anos tenha a autorização formal e a presença do responsável legal durante o tempo de permanência da doação. Outras informações no site da fundação pelo link https://www.hemope.pe.gov.br .


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...