Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Bolsonaro se exalta, critica STF e fala em manobra pró-Alckmin.


Postado em 08/10/22

Presidente sobe o tom, chama Lula de “pinguço” e afirma que vice do petista é amigo próximo de Alexandre de Moraes

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), voltou a subir o tom contra ministros do Supremo Tribunal Federal e contra seu oponente no 2º turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Ao falar com repórteres no Palácio da Alvorada nesta 6ª feira (7.out.2022), Bolsonaro falou alto. Crispou os lábios algumas vezes. Franziu a testa. Agitou os braços e as mãos, sempre com a voz em volume elevado. Mostrou irritação e exasperação.

Disse que o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e ministro STF, está “ajudando a enterrar o Brasil” e que alguns integrantes do Supremo preferem o petista na Presidência porque Lula e Alckmin serão “marionetados”.

“Não sou refém de ninguém. Por que muitos preferem o Lula, alguns do Supremo? Porque vai ser marionetado, vai ser mandado, vai ter rabo preso. E que vontade de cassar o Lula, se algum dia ele chegar, para o [Geraldo] Alckmin, amigo íntimo de Alexandre de Moraes, assumir o governo. É mentira o que estou falando? Será que é difícil entenderem isso? É uma realidade. Vocês sabem o que é sistema”, disse Bolsonaro.


O tom exaltado (assista abaixo) do presidente contrasta com a atitude mais moderada e calma que havia adotado desde domingo (2.out.2022) e em sua nova leva de comerciais. Bolsonaro tem sido aconselhado por aliados a manter a calma quando faz declarações públicas. Nesta 6ª feira, não se conteve.

Ao criticar Lula, Bolsonaro disse que o ex-presidente ficou por 14 anos no poder e não conseguiu pagar um auxílio com valor razoável aos mais pobres.

“O que o ex-presidente fez pelo Nordeste?”, questionou. “Ora, se lugar de pastor é na igreja e de militar é no quartel, lugar de ladrão é na cadeia. Será que é difícil entender isso? Não vou perder minha originalidade. Vou continuar falando o que penso e acho do meu Brasil, do Brasil de todos vocês”.

Esta foi a 1ª vez depois do 1º turno que Bolsonaro se exaltou em entrevista a jornalistas. Fez diversas declarações ao lado de aliados políticos nos últimos dias e manteve, até a manhã desta 6ª (7.out), a serenidade.


Bolsonaro voltou a criticar o ministro Moraes por quebrar sigilo contra Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente. “Já desafiei o Alexandre de Moraes, que vazou a quebra de sigilo telemático do meu ajudante de ordens. É um crime o que esse cara fez. O meu ajudante de ordens, em especial o Cid, é um cara de confiança meu. Aquele assunto com Putin, Biden é assim, assado. E esse cara consegue pegar tudo para ele”.

Além de criticar Moraes, Bolsonaro chamou Lula de pinguço. “Se vocês botarem um pinguço para dirigir o Brasil, um cara sem qualquer responsabilidade, que tem um rastro de corrupção, rastro de deboche para com a família, de ataques a padres e pastores, ataques às Forças Armadas e aos policiais, acham que vai dar certo? Acham que vão continuar com o emprego de vocês?”.


O chefe do Executivo fez a declaração desta 6ª feira ao lado do apresentador da Band José Luiz Datena. O jornalista foi convidado por Bolsonaro para almoçar no Palácio da Alvorada, mas teve de ir embora sem fazer a refeição com o candidato à reeleição. O motivo foi o atraso causado pela declaração inopinada de cerca de 40 minutos proferida por Bolsonaro aos repórteres. Datena afirmou que não previa a entrevista e precisou se ausentar antes do almoço para apresentar seu programa de televisão a tempo....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...