Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Agosto Lilás de Gravatá realiza Seminário na ETE

Postado em 21/08/22

Auditório lotado participou de momento de reflexão sobre a violência contra a mulher para alunos de três escolas municipais

“O Poder da Igualdade e a Força das Mulheres”. Este foi o tema do seminário realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, na ETE José Luiz de Mendonça, na tarde desta sexta (19).


Primeiro, houve um momento cultural com alunos da ETE, do Núcleo do Estudo de Gênero Mirella Sena - NEG, que trouxeram, em forma de poema e interpretação teatral, a infeliz realidade de muitas casas brasileiras. Logo após, ao violão, a estudante Júlia Milena e alunas do NEG apresentaram uma música composta por ela.  


Além dos alunos da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, estavam presentes no auditório estudantes das Escolas de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges e Professor Antônio Farias, além do Professor Wilson, pai da fisioterapeuta Mirella Sena, que foi assassinada pelo vizinho em 2017, no Recife.


Na mesa estavam o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, a secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, a gestora da ETE, Carline Moura, a vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria das Dores Brito, a coordenadora do Disque Denúncia Agreste, Janeilda Rodrigues, a coordenadora Jurídica do Instituto Maria da Penha, Anabel Pessoa, e a psicóloga voluntária no Instituto Maria da Penha, Dulce Carmelita. 


A secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, comenta sobre o trabalho de combate à violência contra a mulher em Gravatá. “Esse é um tema extremamente relevante, tendo em vista a gente viver em uma sociedade ainda estruturalmente machista e é através de ações como essa que a gente vai refletir, conhecer, ter informações sobre essa lei tão importante que é a Lei Maria da Penha, afinal são 16 anos de uma lei que veio descortinar violências que já aconteciam, mas que infelizmente as pessoas não falavam. Conversar sobre isso, hoje, é importante para mostrar à sociedade que existe saída e que a gente precisa mostrar cada vez mais essa violência. Aqui em Gravatá temos a nossa querida Ester Gomes, que traz esse apoio para o estado aqui no município e essa cidade tem esse lado da sensibilidade com uma gestão pensando em política pública para a mulher e isso faz toda diferença. Isso é importante para a cidade, para o estado e para nossa sociedade”.   


A secretária da pasta municipal, Ester Gomes, levanta a bandeira da união pelo fim da violência contra a mulher. “Esse momento hoje acontece com várias parcerias, entre elas a Escola Técnica Estadual, a presença da secretária estadual da Mulher, dra. Ana Elisa, e dizer que é uma alegria imensa estarmos realizando esse momento expressivo para falarmos exaustivamente sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Quero dizer que essa tarde marca esse calendário das várias atividades do Agosto Lilás e da alegria de poder trazer isso para o público das escolas, da presença de representantes de organizações da sociedade civil, e quero demonstrar a nossa alegria por isso, pois conclamamos todas e todos que possam estar irmanados nesse enfrentamento”. 


O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, considera que esse momento de diálogo é fundamental para uma sociedade igualitária. “Muito necessário esse evento hoje, pois é importante que a gente crie consciência que não estamos convivendo para que haja violência entre nós. Precisamos nos respeitar, somos diferentes, mas temos dignidade e importância. É preciso criar uma convivência pacífica e é esse o caminho que estamos trilhando junto com a Secretaria da Mulher do nosso município, através da secretária, Ester Gomes, e toda sua equipe competente, que vem realizando um trabalho do caminho de construção da política pública voltada para a mulher em nosso município, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 


Exposição fotográfica - O evento contou com a Exposição Fotográfica Mães do Sol, com registros realizados pelas filhas, sobrinhas e netas das mulheres que foram fotografadas. Esse é o resultado de um curso de fotografia de estúdio, realizado pela Fábrica de Cultura e pelo Grupo de Apoio aos Meninos de Rua - GAMR, com apoio da Prefeitura de Gravatá. A exposição estará na sede da Secretaria da Mulher, de 29 de agosto a 02 de Setembro, e estará aberta a visitações do grande público. Vale a pena conferir. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...