Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Turismo Religioso de Gravatá foi pauta de reunião na Prefeitura nesta terça (13)



Conversa foi importante para alinhar como esse tipo de turismo pode ser trabalhado na cidade

O prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, participou de reunião, na tarde desta terça-feira (13), no gabinete do Paço Municipal, que tratou do turismo religioso na cidade. 


Além do prefeito, estiveram presentes neste primeiro encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, o secretário executivo da pasta, Ricardo Machado, além do pároco da Paróquia de Sant’Ana, padre João Paulo Gomes, e Jairo Chaves, que é mestre em Ciências da Religião.


Para o padre João Paulo, “é importante lembrar que Gravatá não é conhecida apenas nacionalmente pelo seu turismo, mas pelo seu aspecto religioso, que atrai muitas pessoas em peregrinações, em visitas, em momentos de oração e celebrações. Gravatá é um lugar acolhedor e por isso é um ambiente de fé, então o turismo religioso faz parte da própria estrutura da própria identidade da cidade. Desenvolver esse turismo religioso é criar uma alternativa viável para que as pessoas em Gravatá tenham não só o lazer, descanso, mas também os passos de fé e oração”.


Jairo Chaves destacou os aspectos que tornam o turismo religioso um instrumento de desenvolvimento para a cidade.


“O turismo religioso é um instrumento de crescimento para o comércio, vai gerar empregos, aumentar a fé, trazer para cidade desenvolvimento e progresso. Eu acredito que Gravatá, na figura de Frei Damião, que foi onde ele celebrou a primeira missa e na iminência de se tornar Santo tão emblemático para o Nordeste, só vai trazer coisas boas para o povo de Gravatá, que já tem uma fé tão grande, uma espiritualidade tão forte que agregando tudo isso a um projeto maior, que possa trazer o turista, que possa fortalecer a economia, fazendo bem para todo mundo, que isso é o que é importa”.


Júnior Darita disse que: “Gravatá já tem vocação natural para o turismo e as questões religiosas devem ser olhadas com muito cuidado. Além de mostrar ao mundo que foi em Gravatá que Frei Damião celebrou a primeira missa, ao vir da Itália para o Brasil, nós também temos a missão de evangelizar. Nós vamos popularizar a história de Frei Damião e vamos ajudar a fazer o bem, a trazer recursos, a trazer visitantes, isso tudo vai somar para que possamos entregar um turismo de qualidade, e um serviço de evangelização também de qualidade. Isso não é ideia nossa, é um anseio da população. Faz tempo que a população de Gravatá aposta e pede para que esse tipo de investimento seja feito e que esse tipo de turismo aconteça. Nós vamos trabalhar em todas as vertentes no turismo religioso atendendo as necessidades da nossa população”.


O prefeito padre Joselito Gomes destacou um dos pontos que pode ser trabalhado no turismo religioso no município.  “Como sabemos, Gravatá tem uma vocação muito forte para o turismo, pela localização, o seu clima, as pessoas gostam de estarem aqui. Temos aqui uma pequena igreja dedicada a São Miguel conhecida também como igreja de Frei Damião, porque foi naquela localidade, no Riacho do Mel, que o Frei Damião, recém-chegado da Itália, foi convidado para uma festa de modo que foi o primeiro local que ele celebrou ao chegar aqui no Brasil. Então hoje, aqui no gabinete, nós tivemos um primeiro encontro em que partilhamos algumas ideias, algumas sugestões e vamos ver se conseguimos alguns passos no sentido de organizar melhor o local para que pessoas possam chegar aqui e tenham como referência a vida de doação de serviço de Frei Damião. Acho que isso é importante e válido de pensar e pensar que no futuro bem próximo estaremos dando uma posição definitiva a esse respeito, porque o nosso compromisso é sempre com as pessoas”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

VEREADORES DE CARPINA AUMENTAM O PRÓPRIO SALÁRIO.

Ontem, os vereadores do município de Carpina, na Zona da Mata Norte, votaram e aprovaram um Projeto de Lei que aumenta em 17,77% o atual salário dos parlamentares. O valor, que hoje é de R$ 8.600,00, passará para R$ 10.128,00. Os vereadores também inseriram o ajuste no décimo terceiro. O projeto entra em vigor na próxima legislatura.

EMBRIAGADO, BLOGUEIRO CLEBSON AMISTERDAM PROVOCA GRAVE ACIDENTE.

(foto da internet de um acidente com de moto com o blogueiro no passado) Na manhã deste domingo 03/12, bêbado, o blogueiro e apresentador do programa 1ª página da Gravatá FM Clebson amisterdam, provocou um terrível acidente na rua 04 de outubro no bairro do jucá.  Por sorte ninguém se feriu gravemente, visivelmente embriagado o blogueiro foi detido e levado para a delegacia pela polícia, para fazer o teste do bafômetro. Na delegacia não havia o equipamento que mede o teor alcoólico no sangue sendo assim, o infrator foi conduzido pela polícia até o posto da PRF ( polícia rodoviária federal) que, estava com o equipamento quebrado então, o meliante foi trazido pela polícia, até o hospital Paulo da Veiga Pessoa em Gravatá. Lá o médico atestou através de um laudo que, o condutor do veículo que provocou tal acidente e levado pela polícia, até aquele hospital, estava realmente embriagado.  De volta a delegacia, o blogueiro bêbado foi autuado por embriaguez ao volan

CARRO DE CLEBSON AMISTERDÃ FOI PRESO NA TARDE DESTA QUARTA 05/10 PELA 5ª CIPM.

Na tarde de hoje 05/10/2016 a 5ª CIPM sob o comando do Major Silvestre Dantas, apreendeu o carro do blogueiro e radialista Clebson  Amisterda, por este se encontrar desde 2014, com licenciamento atrasado ou seja, 2014, 2015 e 2016, três licenciamentos em aberto, o carro foi preso pela polícia Militar e levado para o pátio daquela companhia, só saindo de lá depois de quitado totalmente os licenciamentos atrasados. O que vale salientar é que este mesmo carro celta, de cor preta, era do vereador Léo do ar, que repassou para o blogueiro, tendo o parlamentar comprado de uma outra pessoa e que sofrera várias cobranças da financiadora uma vez que o atual proprietário Clebson Amisterdâ não estava quitando os pagamentos, então a proprietária de fato, entrou em contato com o vereador para que ele providenciasse os devidos pagamentos, por sua vez o parlamentar disse que não estava mais com o veículo mas, se comprometeu em quitar e que iria falar com o blogueiro. Esse carro ainda é passivo de i